Maigue Gueths
De Curitiba
A XXIII Semana Nacional do Excepcional, comemorada de 21 a 28 deste mês, está sendo particularmente especial para muitos portadores de deficiências mentais, que estão tendo oportunidade de participar de atividades que nunca tinham feito antes. É o que está acontecendo com alunos das 45 escolas especiais de Curitiba e região metropolitana, que esta semana estão participando de atividades como dançar em uma discoteca ou ir ao cinema assistir ‘‘Tarzan’’.
Ontem, cerca de duas mil crianças, divididas em duas turmas, dançaram de manhã e à tarde no Studio 1250. ‘‘‘Esta programação é muito boa, pena que seja só uma semana. No resto do ano eles ficam esquecidos e também precisam de mais programação’’, diz a professora Rosa Risden, do centro de Aprendizagem Menino Jesus, que levou seus 200 alunos à discoteca.
‘‘É muito legal. Eu sabia que tinha um telão e um monte de cadeiras, mas não sabia que era assim’’, diz Vandecléia Pereira dos Santos, de 12 anos, da Escola Municipal Especial Agrícola Padre José Anusz de Araucária. A maioria dos 60 alunos da escola, foi ao cinema pela primeira vez. A propramação teve apoio do Cine Água Verde 1 e da Associação dos Lojistas do Shopping Água Verde e levo. Inaugurado dia 12 de agosto, o cinema será o único de Curitiba com elevador especial para ao acesso de deficientes físicos, o qual será instalado até o final desta semana.
‘‘A grande finalidade dessas atividades é a socialização e integração dos alunos à sociedade’’, explica a diretora da escola, Conceição Aparecida Costa Carvalho. A escola atende alunos de 14 a 50 anos com deficiência leve, moderada e severa.

mockup