Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos | Foto: Shutterstock



No Dia C de Combate ao Câncer de Pele, 26 de novembro, dermatologistas vão prestar atendimento à população em várias cidades. As atividades são realizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com instituições locais. O objetivo é orientar a população quanto à prevenção e diagnosticar e encaminhar casos suspeitos. No Paraná, segundo a SBD, a campanha será realizada em dez municípios.

Em Londrina, o atendimento será realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Das 8 às 14 horas serão distribuídas senhas e casos com lesões suspeitas de câncer de pele terão prioridade na realização de exames e tratamento. Desde a biopsia até o tratamento, tudo de graça. A previsão é de cerca de 400 atendimentos. Nos últimos anos, aproximadamente 10% dos casos atendidos apresentaram suspeitas reais de câncer de pele e foram encaminhados para especialistas.

Os responsáveis pelo trabalho voluntário em Londrina são os dermatologistas docentes da UEL Airton dos Santos Gon, coordenador de Residência Médica de Dermatologia do HU, e Rubens Pontello Jr.

CASCAVEL
Em Cascavel (Oeste), a campanha será realizada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, das 8 às 12 horas. Uma equipe de dermatologistas, equipe de Enfermagem e acadêmicos de Medicina estarão no Ambulatório realizando os atendimentos. As pessoas que desejam realizar a consulta, devem-se dirigir até a recepção do Ambulatório para retirar a senha e aguardar seu número ser chamado.

Em 2015 foram avaliadas 218 pessoas, sendo que para 19 com suspeita de câncer de pele foram agendadas exame de biopsia ou tratamento no HU. Outros 43 pacientes com lesões pré-cancerosas foram tratadas no mesmo dia. "Neste ano queremos aumentar o número de atendimentos, por isso chamamos a população para vir até o Ambulatório do HUOP no sábado realizar esta avaliação", destaca o dermatologista e professor da Unioeste, Hirofumi Uyeda.

PREVENÇÃO
Segundo informações da SBD, evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

SERVIÇO
Confira os locais de atendimento no Dia C de Combate ao Câncer de Pele http://www.controleosol.com.br/mapa.