Exames diminuiram 15% no ano passado
O número de exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina diminuiu 15,5% no ano passado, em comparação com o ano de 2001. Os dados foram divulgados ontem por Ademar Consalter, o chefe do instituto. Os exames, em sua maioria, são relativos a procedimentos rotineiros realizados pela perícia para os 19 municípios integrantes da 10 Subdivisão policial de Londrina (SDP).
Consalter lembra que, embora os assassinatos consequentes de ferimentos de armas branca e de fogo tenham tido grande aumento, demais atendimentos acabaram sendo reduzidos. ''Os dados levam à conclusão de que o aumento da violência ocorre de forma localizada na região, e em uma situação específica. Em outras, o quadro se manteve ou mesmo regrediu'', ressalta. Ele cita por exemplo os exames resultantes de agressão sexual, como ato libidinoso e conjunção carnal. Nos dois casos, o IML computou menos exames. No primeiro caso, foram 125 em 2001 e 114 em 2002. No segundo, passaram de 183 para 148.
Alguns tipos de procedimentos periciais aumentaram. As necropsias passaram de 585 para 622, evolução motivada pelo alto número de crimes e de mortes no trânsito, acredita Consalter. Também evoluiu o número de identificações humanas pelos arcos dentais, de 10 para 13. Os exames para informações complementares foram 14 em 2001, e 18 no ano passado. Os para esclarecimento médico foram de 7 para 8. ''São procedimentos costumeiramente requeridos em um ou outro processo pelo Ministério Público'', explica o chefe do IML.
Mesmo exames toxicológicos psiquiátricos realizados em Londrina, serviço que teve ampliação da área de atendimento, com procedimentos realizados também para as subdivisões de Umuarama, Maringá e Paranavaí a partir de junho, tiveram redução. Os exames psiquiátricos, em casos de interdição, dependência toxicológica e sanidade mental, foram reduzidos de 202 para 165. Exames laboratoriais, como o toxicológico, dosagem alcoólica e pesquisa de espermatozóides, também acabaram reduzidos, de 1.739 para 1.494.





