Exame constata que jovens têm hoje tendência à hipertensão
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de outubro de 1997
Dary Júnior 
Curitiba
Marcelo AlmeidaAlunos da Tuiuti comprovaram que jovens estão com saúde fora do padrãoOs jovens têm hoje mais tendência à hipertensão. Essa é a conclusão preliminar do levantamento feito ontem, no Centro de Curitiba, por alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Tuiuti. A maioria das pessoas de 18 a 25 anos submetidas aos exames estava com pressão alta. O normal seria 12 por 8, índice que foi superado com folga, informa o professor Marcelo Xavier. O resultado da pesquisa deve ser divulgado no início de novembro.
Até às 15 horas, mais de 800 pessoas tinham passado pela barraca montada na Boca Maldita para medir a pressão, os batimentos cardíacos e a capacidade respiratória. Os jovens também superaram outros números-padrão: 70 a 80 batimentos cardíacos por minuto e 90% de saturação de oxigênio no corpo. Segundo Xavier, isso revela as consequências de uma vida sedentária e alimentação à base de sanduíche.
A hipertensão está muito ligada à obesidade, ao tabagismo, ao álcool, quando não é hereditária, explica o professor. A doença causa o estreitamento dos vasos sanguíneos que irrigam o coração e pode levar a derrames ou infartos muitas vezes fatais, continua. De acordo com Xavier, as mulheres também passaram a ser hipertensas porque fumam, bebem e trabalham tanto quanto os homens.
Propósitos - A atividade dos 25 estudantes da Universidade Tuiuti, sob a coordenação de Xavier, teve dois propósitos: traçar o perfil da saúde do curitibano e aproveitar o Dia do Fisioterapeuta para divulgar a profissão, regulamentada em 1969. Nós não trabalhamos apenas para reabilitar quem quebra o braço ou a perna, avisa o professor, que supervisiona o setor de fisioterapia respiratória da Tuiuti.
Curitiba é uma cidade com muitas variações de temperatura, o que exige cuidado com o aparelho respiratório, argumenta Xavier. Na clínica mantida pela Tuiuti, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são aplicadas técnicas para desobstruir o nariz, acabar com o acúmulo de catarro e diminuir o desgaste do diafragma, o músculo que auxilia na respiração.


