Carmem Murara
De Curitiba
A Divisão de Crimes Contra o Patrimônio e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prenderam em flagrante a ex-contadora Deborah Cassia de Novas, 36 anos. Ela foi detida no momento em que oferecia R$ 50 mil a dois policiais civis para que eles facilitassem a fuga do preso Sérgio Machado, 23 anos. Ele estava detido desde a semana passada sob acusação de ter utilizado a Internet para dar um golpe em mais de mil correntistas do Banco Itaú, em Curitiba. Machado seria um ‘‘hacker’’ – pessoa que obtém informações sigilosas pelos computadores.
Para prendê-la, os policiais Mário de Miranda e Job de Freitas colocaram uma câmera de vídeo escondida na sala onde seria aceita a propina. A gravação mostra o momento em que ela oferece quase R$ 4 mil em dinheiro e cheque e diz que o restante seria pago quando Machado fosse solto. Deborah responde inquérito policial por estelionato e foi cassada pelo Conselho Regional de Contabilidade.
O delegado da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, Vinícius de Carvalho, que cuidou da prisão de Deborah, disse que o primeiro contato para o suborno partiu de uma pessoa identificada apenas por Ailton. A polícia está a procura dele.
Carvalho afirmou ainda que há suspeita de que Deborah e Ailton façam parte da quadrilha que usava a Internet para roubar bancos. ‘‘Quando prestou depoimento, Deborah confessou o crime de corrpução ativa’’, afirmou o delegado. Orientada pelo advogado Júlio Militão, ela disse ontem que só falaria em juízo.
Além de Machado, está detido Luiz Roberto Alves dos Santos, 45. Eles foram pegos com mais de mil cheques de clientes do Itaú e com documentos falsos usados para abertura de contas fantasmas, cartões de crédito, identidades falsas e um notebook. Com os dados dos correntistas, supõem-se que eles faziam transferências bancárias, via internet, para contas fantasmas. No dia em que foi preso, Machado confessou o crime, mas negou ter feito transferências. ‘‘Não cheguei a tentar, me pegaram antes’’, disse.

mockup