Uma cadeira odontológica de última geração foi a principal novidade apresentada ontem no 3º Congresso de Odontologia do Mercosul (Odontomerco 99), que está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Foz do Iguaçu.
Desenvolvida pela Equipomaster, empresa de Londrina, a cadeira é informatizada e tem sistema de pressurização automático, que faz a regulagem de altura e postura com mais velocidade e suavidade, além de acoplar um par de óculos especial.
Os óculos veiculam imagem tridimensional e som digital. ‘‘É um método muito eficiente para relaxar e distrair o paciente’’, comenta o secretário executivo do evento, Faisal Esmail.
O equipamento, já comercializado no Brasil e nos quatro países do Mercosul por um preço entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, conta também com um aplicador anestésico auto-ajustável. O próprio paciente pode ajudar o dentista a controlar o fluxo de anestésico.
Outra novidade apresentada aos participantes foram novas substâncias na confecção de enxertos ósseos usados em implantes, com a popularização do titânio. Na área de ortodontia, os profissionais estão dedicando estudos para diminuir a dor e o desconforto no uso dos aparelhos corretores. O mais novo aliado é o laser de baixa potência, que aplicado na raiz do dente funciona como um excelente antiinflamatório e ajuda na regeneração óssea.
Ontem, alunos da Escola Municipal Arnaldo Izidoro de Lima, na Vila C, receberam a visita de um grupo de profissionais que está participando do Congresso. O grupo foi prestigiar e ajudar no programa municipal de saúde bucal, chamado ‘‘Foz Sorrindo com Saúde’’. Aproveitando a estada na cidade, os congressistas estão treinando com novas técnicas futuros agentes que irão trabalhar junto à população carente.
O evento começou na noite de quarta-feira e reúne cerca de 2 mil profissionais e acadêmicos de 12 países. A programação, que inclui conferências, palestras, cursos e exposição de equipamentos, termina amanhã.Ney de SouzaEscovaçãoCrianças que participam do programa municipal ‘‘Foz sorrindo com saúde’’ receberam ontem a visita de um grupo de congressistasLúcio Flávio Moura
Especial para a Folha

mockup