Com um público esperado de mais de 800 mil pessoas, a Exposição Agropecuária de Londrina não atrai apenas visitantes. Muita gente aproveita a festa para ganhar um dinheirinho e, neste ano, garantir os ovos de Páscoa da família. Segundo levantamento da Sociedade Rural do Paraná (SRP) a festa gera pelo menos três mil empregos. São faxineiros, seguranças, montadores, garçons, bilheteiros, entre outros, que dão duro enquanto a maioria se diverte.
Segundo o gerente da agência de empregos que abasteceu parte dos funcionários da Exposição, Orlando de Souza, mais de 1,5 mil pessoas se cadastraram para preencher as 425 vagas ofertadas. ''Até agora ainda aparece gente mas já está tudo preenchido'', afirmou.
Boa parte desses funcionários aproveita os horários diferenciados há muito trabalho no período noturno para fazer bicos e reforçar o rendimento. Contudo, para outros, o trabalho é oportunidade de por comida na mesa.
Desempregado há meses, o eletricista Osias Fernandes de Alencar, 38 anos, é um dos 40 londrineses empregados como montadores no parque de diversões. Ele calcula que vai ganhar R$100 por cinco dias de serviço. ''Ajuda bastante'', garantiu.
Para o montador Luís Carlos Fuza, 47 anos, trabalhar no parque não é mais novidade. No ano passado ele conseguiu uma vaga e, como o parque voltou, garantiu o trabalho novamente. ''Veio em boa hora, geralmente nesta época não tem mais emprego, a lavouraestá toda mecanizada e não tem espaço para força bruta'', afirmou. (A.S.)

mockup