A evasão escolar nas 28 escolas mantidas pela Prefeitura de Campo Mourão caiu de 7% para 4% em um ano. Isso significa que dos 8.757 alunos que começaram o ano matriculados em escolas municipais, 350 abandonaram os estudos antes do fim do ano letivo.
Se a prefeitura tivesse mantido os 7% do ano passado, a quantidade de evasores teria que ser acrescida de 263 alunos.
Os números foram divulgados com euforia esta semana pela Secretaria Municipal da Educação. É que além da diminuição da evasão escolar, houve aumento no percentual de aprovação na rede municipal de ensino.
Enquanto em 96 o número de aprovados foi de 70%, este ano ele saltou para 73%. A taxa de reprovação se manteve a mesma: 9%. Os alunos transferidos foram 14%.
O maior percentual de aprovação no município foi entre os alunos de quarta séria: 96% deles passaram de ano. Os piores índices ficaram com a primeira e a quinta série: 83%. No restante, foram 88% na segunda e na sétima série, 90% na terceira e na sexta, e 95% na oitava série.
Para 98, a prefeitura prevê um aumento de 11,25% no número de alunos atendidos, o que elevaria os matriculados para 9.743.
TransporteDurante o ano, os 14 ônibus que fazem o transporte escolar em Campo Mourão percorreram 214,7 mil quilômetros, o equivalente a cerca de seis voltas ao redor da Terra. Diariamente, são transportados 1.278 estudantes, num total de 33.715 quilômetros por mês.
Para o ano que vem, o percurso mensal deve subir para 37.437 quilômetros. Com isso, o custo do serviço também sobe de R$ 28,9 mil para R$ 32,1 mil. Dos 14 ônibus utilizados, apenas três são da prefeitura. O restante é fretado.

mockup