Da Sucursal

Marcelo AlmeidaPasseio ‘‘cabeça’’Alunos do município de Barracão diante do Panteon dos Heróis, na Lapa: aula junto ao túmulo dos combatentesNuma tentativa de mostrar aos paranaenses a história do estado e seus personagens, a Secretaria da Educação lançou na última quinta-feira, na Lapa, o projeto Turismo Educativo. Dois professores e 32 estudantes do município de Barracão, no Sudoeste do Estado, na divisa com a Argentina e distante 655 quilômetros da Lapa, foram os primeiros a participar do programa ‘‘Lapa de Outrora, Marcas do Passado’’. Os caminhos paranaenses por onde passavam os tropeiros vindos de Viamão (RS), na direção de Sorocaba (SP), e a cidade da Lapa, onde aconteceu o episódio mais importante da história paranaense, o Cerco da Lapa, começam a ser conhecidos pela primeira vez por estudantes de escolas de campo de regiões mais afastadas.
O roteiro incluiu a solenidade de abertura do programa no Teatro São João, construído no século 19. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história do Paraná com a visita à Casa Lacerda, onde viveu a família de Joaquim Resende Correia de Lacerda, herói da resistência do Cerco da Lapa.
Os estudantes receberam aulas de História no Panteon dos Heróis, local onde estão guardados os restos mortais dos combatentes que em 1894 impediram que tropas do Rio Grande do Sul, chefiadas por Custódio de Melo, chegassem ao Rio de Janeiro para tomar o poder do então presidente da República, Marechal Floriano Peixoto. A batalha entre Pica-Paus e Maragatos (republicanos e federalistas) teve seu principal foco de resistência em terras lapeanas. O comando da resistência ficou a cargo do general Carneiro, que chegou à Lapa em sete dias, vindo de Campo Grande (MS) a cavalo.
A Batalha Mercante no Rio de Janeiro e o Cerco da Lapa foram os principais acontecimentos que marcaram a consolidação da República no Brasil. ‘‘Na Escola de Campo de Barracão, os alunos são filhos de agricultores e não chegam a conhecer em profundidade a História do Brasil. Com uma viagem como esta esperamos despertar a curiosidade pelo assunto e fazer com que todos se interessem em conhecer a história do seus País’’, destacou a coordenadora do Departamento de Ensino Supletivo da Secretaria de Estado da Educação, Regina Alegro.
A idéia do projeto é do secretário municipal de Tapejara, professor Claúdio José Schmidt Villela. As prefeituras interessadas em participar dos projetos, tanto para as viagens quanto para receber alunos, devem se inscrever na Secretaria da Educação. De acordo com a professora Regina, o próximo município a ser visitado será Foz do Iguaçu e já estão inscritas no projeto escolas de Cianorte e Guarapuava.
‘‘Esta é a primeira vez que saio de Barracão. Estou achando a viagem linda e esta cidade é uma beleza, com tudo tão bem arrumado, as casas parecendo antigamente. Acho que a gente poderia fazer isso mais vezes e ir para outros lugares. Não conhecia a história daqui e penso que mesmo para a gente que mora no interior é importante conhecer o que aconteceu no passado’’, disse Claudete Comin, de 18 anos, estudante de formação agrícola, em Barracão.
Depois de percorrer o centro histórico da Lapa, os estudantes visitaram o Parque Estadual do Monge e a Fazenda Roseira, uma das mais antigas da cidade, onde conheceram a tecnologia empregada na criação de gado leiteiro e um bosque de mata nativa.

mockup