Estudantes querem reduzir acidentes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de junho de 2001
Benedito Teles De Santo Antônio da Platina 
Um grupo de estudantes da 1º série do ensino médio do Colégio Tia Ana Maria de Santo Antônio da Platina (20 quilômetros ao sul de Jacarezinho) obtiveram o apoio da Câmara Municipal para implementar um programa de redução de acidentes através da retirada do excesso de folhagens localizada nas avenidas do município. Os vereadores se comprometeram a propor o corte da vegetação junto à Secretaria de Obras do Município e monitorar os trabalhos.
Os estudantes verificaram que a vegetação localizada no canteiro central das avenidas de Santo Antônio da Platina compromete a visibilidade dos motoristas e pode provocar acidentes. A pesquisa indicou que o canteiro central da Avenida Oliveira Mota, próximo a área do cemitério, e em cerca de 700 metros de um trecho da Avenida Frei Guilherme apresentam vegetação com folhagem inadequada para o local.
O estudante Maurício Dias de Oliveira, 15 anos, registrou a falta de visibilidade com fotos e comentou que o grupo confirmou a dificuldade de trânsito. Fomos ao local e percebemos que os motoristas têm dificuldades em realizar algumas manobras porque não enxergam determinadas áreas da pista, explicou.
O estudante Weslei Dias de Oliveira, 14 anos, comentou que o projeto foi interessante porque contribui para a melhoria na cidade. Ele assegura que o trabalho estimulou a cidadania e que o grupo pretende elaborar novos temas para pesquisa. Temos que ajudar nossa cidade, finalizou.
Os estudantes também fizeram uma pesquisa nos clubes do município para verificar a identificação das tomadas com tensão em 110 V (volts) ou em 220 V (volts). Ele registraram a ausência de uma padronização na localização e proteção destas instalações nos clubes. Eles acreditam que a ausência de critérios na definição do local para instalação destas tomadas aumenta a possibilidade de acidentes e prejuízos à comunidade por causa da utilização inadequada dos equipamentos. Os alunos vão comunicar as diretorias dos clubes e criar adesivos para a comunidade realizar a identificação da voltagem.
O professor Everson Vargas, orientador do trabalho disse que o projeto permitiu a utilização de conceitos da disciplina de Física no cotidiano dos estudantes. Segundo ele, foram trabalhados aspectos de campo visual e noções de espaço e eletricidade. A idéia permitiu que os alunos observassem a utilidade da Física na seu dia-a-dia, observando suas aplicações.


