Estudantes pedem paz em Londrina
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de março de 2003
Emerson Dias<BR>Reportagem Local 
Cerca de três mil alunos de 13 escolas londrinenses se reuniram ontem no centro da cidade para protestar contra a guerra no Iraque. O estudantes começaram a se concentrar por volta das 8 horas, no Calçadão da Avenida Paraná (área central). Amparados por um carro de som, representantes das escolas e da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (Upes) coordenavam o protesto com gritos de ordem como ''Estudantes na rua. Bush, a culpa é sua''.
Em meio a multidão de jovens, muitos deles com caras pintadas de branco, foram exibidos faixas e cartazes criticando a iniciativa dos Estados Unidos de invadir o Iraque sem a aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU). Até um caixão com os dizeres ''Não à Guerra'' circulou entre os manifestantes. ''Temos que conscientizar a população sobre os horrores da guerra'', disse a estudante Mírian Saturnino de Oliveira, 14 anos.
Para a aluna Isabela Nove, 16, a distância entre o Paraná e o Golfo Pérsico não deve ser encarada como barreira para quem pensa em demonstrar indignação pela morte de civis inocentes. ''Vale a pena protestar pela paz, mesmo estando tão longe do campo de batalha'', afirmou.
A multidão seguiu em passeata pela ruas centrais da cidade em direção à sede da Ules (União Londrinense de Estudantes), localizada na Avenida Duque de Caxias. ''Ficamos satisfeitos com a quantidade de jovens reunidos. Fizemos uma preparação nas escolas, com debates e distribuição de panfletos, mas a conscientização dos estudantes continua, assim como a preparação de novas manifestações'', disse o presidente da Upes, Alexander Fernandes Alves, 23.
A entidade pretende fazer ainda um abaixo-assinado contra a guerra e enviar cópias ao Ministério de Relações Exteriores e também à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.


