Estudantes orientam sobre saúde vocal
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de abril de 2003
Giovana Kindlein<br> Reportagem Local 
Para comemorar o Dia Mundial da Voz, hoje, os acadêmicos dos dois últimos anos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar) farão avaliações e darão orientações gratuitas sobre a voz das pessoas. ''O ato está sendo feito em todo o Brasil'', disse a coordenadora do curso, Rosinei Poliseli Cernescu.
Em Londrina, a campanha preventiva está sendo realizada por uma equipe de quatro professores e 16 estudantes, no período das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Segundo Rosinei, eles vão avaliar as pessoas com ou sem queixas vocais que desejarem buscar orientações sobre a voz. ''As estatísticas comprovam que 40% da população brasileira, que utiliza a voz como instrumento de trabalho, apresentam alterações vocais'', ressaltou.
Entre as orientações que a equipe dará às pessoas estão: não fumar, não tomar bebidas alcoólicas, não ingerir líquidos muito gelados, não gritar e se sentir ardência ou dor na região da laringe, procurar um profissional (otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo).
Os interessados em saber como está sua saúde vocal podem procurar a clínica de Fonoaudiologia, que fica na Rua Marselha, s/n, no campus da Unopar do Jardim Piza, na zona sul de Londrina.®MDBO¯ ®MDNM¯O atendimento é dirigido a qualquer pessoa e de qualquer idade.


