Célia Baroni
De Londrina
Os alunos do 1º e 2º graus do Instituto Filadélfia – Filadelfia Baby e Colégio Londrinense – lançaram ontem uma campanha para envolver a indústria de brinquedos no incentivo ao aleitamento materno. Eles começaram a coletar assinaturas em apoio a ‘‘Carta de Londrina’’, onde pedem às empresas que fabriquem bonecas que mamam no peito e tenham parto normal. Na argumentação, os alunos questionam o fato de todas as bonecas virem com mamadeira e o por que das bonecas grávidas terem um velcro ou uma abertura na barriga para a retirada do bebê.
A coleta de assinaturas começou ontem durante a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, na entrada principal do Catuaí Shopping Center. O Hospital Evangélico e o Instituto Filadélfia (que inclui o Centro de Estudos Superiores de Londrina-Cesulon) organizaram um estande com trabalhos sobre ‘‘Amamentação, educação para a vida’’. Eles foram desenvolvidos pelos alunos da pré-escola ao nível superior.
O evento conta com o ‘‘cantinho da amamentação’’, montado pelo Hospital Evangélico. No local, as mães que têm dúvidas sobre a amamentação ou alguma dificuldade receberão orientação de profissionais da área. Amanhã à noite, os alunos de 5ª a 8ª série lançam uma cartilha (Aleitamento Materno de A a Z).
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é organizada pela Waba, entidade internacional de incentivo e defesa do aleitamento materno. A Waba define o tema a ser abordado a cada ano. A assessora de aleitamento materno do Hospital Evangélico, Lilian Dalete Soares de Araújo, coordenadora do evento, explica que o estande permanece até o dia 7 no shopping. ‘‘Nossa idéia é levar esta exposição e atividades a outras regiões da cidade para atingir maior número de pessoas’’, disse.

mockup