Estudantes ficam sem transporte da prefeitura
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de dezembro de 2002
Célia Polesel<br> Reportagem Local 
Cerca de 200 alunos dos ensinos médio e universitário dos distritos de Londrina não terão o transporte escolar gratuito feito pela prefeitura a partir do ano que vem. A informação foi confirmada ontem pela secretária de Educação, Magda Tuma, após a denúncia feita por uma mãe de aluno, Miriam Carvalho, que mora no Patrimônio Selva (zona sul).
Miriam, mãe de Marco Vinicius, de 15 anos, está revoltada com a situação. ''Nós não fomos sequer informados que não teria mais transporte. Eu fiquei sabendo porque a diretora da escola do patrimônio me disse e hoje (ontem) de manhã a prefeitura confirmou'', afirmou. Ela disse que se não tivesse checado a informação, os alunos só iriam descobrir quando estivessem no ponto e o ônibus não passasse. No patrimônio, 32 pessoas utilizam o transporte para vir a Londrina cursar o ensino médio e universidade.
A mãe não aceita que o filho tenha que parar de estudar por causa da falta de transporte. ''De que adianta o governo garantir vaga na escola se não tem como as crianças chegarem na escola?'' Segundo ela, os horários dos ônibus do transporte coletivo não coincidem com o horário que filho sai da escola, no Jardim Piza, zona sul. ''O último ônibus sai do Terminal Acapulco às 23 horas e as aulas terminam às 23h15. Como ele pode voltar para casa?''
Miriam contou que uma amiga da família mora a cerca de oito quilômetros do ponto do ônibus. ''Ela trabalha o dia inteiro carpindo roça e depois toma um banho e vai para escola na esperança de ter uma vida melhor. Como se pode tirar o direito das pessoas buscarem um coisa melhor'', desabafou. Há cinco anos ela também utilizou o transporte para poder terminar o ensino médio. ''A maioria não tem como bancar o transporte, se não for gratuito muita gente vai ter que parar de estudar. Eu só terminei porque era gratuito'', informou.
De acordo com Miriam, será feito um movimento para cobrar do prefeito Nedson Micheleti (PT) uma solução para o problema. ''Se não é de responsabilidade da prefeitura o transporte, então que eles garantam o serviço até que o responsável assuma'', disse. Para ela, se não pode ter transporte então que se instalem escolas de ensino médio nos distritos.
A secretária informou que o município é responsável pelos ensinos fundamental e infantil. ''O ensino médio é de responsabilidade do governo estadual. É preciso que ele tenha uma política de atendimento a essa população'', disse. Segundo ela, existem limites legais que precisam ser observados para que ela e o prefeito não sejam responsabilizados por desvio de finalidade na aplicação de recursos.
De acordo com Magda, este transporte é feito há muito tempo, mas agora existem leis como a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e também o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) que definem a aplicação de recursos. Ela garantiu que vai conversar com o prefeito hoje para buscar uma solução. ''Mas a solução definitiva tem que envolver o governo estadual'', afirmou.


