Os 60 estudantes que moram na Vila Rural Brilho do Sol, localizada a 13 quilômetros do centro de Telêmaco Borba (128 km ao norte de Ponta Grossa) não foram à escola ontem. O mesmo aconteceu com outros 40 estudantes que moram na localidade do Triângulo, a nove quilômetros do centro. As faltas aconteceram porque o prefeito Carlos Hugo Von Graffen resolveu suspender o transporte escolar para estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio.
A medida é uma forma do prefeito protestar pelo fato do município ter ficado fora da lista dos contemplados com recursos estaduais para o transporte escolar. O valor que cada município vai receber foi divulgado na semana passada, pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Mas 25 prefeituras ficaram de fora da lista, entre elas Telêmaco Borba. A Secretaria Estadual de Educação alega que esses municípios ainda não assumiram todas as turmas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e, por isso, não têm direito ao recurso.
Ontem o prefeito de Castro (45 km ao norte de Ponta Grossa), Reinaldo Cardoso (PSDB), que também é presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou de uma reunião na Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ele levou à entidade a situação dos quatro municípios da região que não receberão recursos (Ponta Grossa, Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Ortigueira). No entanto, a situação para essas cidades não deve mudar. ‘‘A secretária de Educação, Alcyone Saliba, está irredutível e infelizmente não será possível incluir esses municípios na lista dos beneficiados’’, disse Cardoso, ao final da reunião. A única garantia que ele conseguiu é a de que nenhuma prefeitura ficará sem os recursos do Salário-Educação, que também poderá ser gasto com transporte escolar.
Na reunião, foram apresentadas algumas estimativas sobre os valores do salário-educação. Curitiba, por exemplo, deve receber de R$ 300 mil a R$ 400 mil por mês. Os recursos serão divididos entre os municípios, conforme o número de alunos matriculados no ensino fundamental (1ª a 8ª séries).
Em Telêmaco Borba, não há perspectiva da volta do transporte escolar para os alunos de 5ª a 8ª séries e ensino médio. Os prefeitos de Piraí do Sul, Valentim Milléo (PMDB), e de Palmeira, Mussolini Mansani (PTB), também estudam a possibilidade de suspender o transporte.

mockup