Estudantes fazem passeio na UEL
O câmpus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na zona oeste, foi invadido ontem por milhares de crianças e adolescentes de várias cidades do Paraná e São Paulo. É o projeto Conheça Londrina, desenvolvido pela universidade, que recebe estudantes de 1º e 2º graus de escolas públicas e particulares para mostrar os vários setores e departamentos da UEL.
O projeto é desenvolvido uma vez por ano durante o dia todo. Ontem, estavam na UEL cerca de 7.500 alunos de 87 escolas do Paraná e de São Paulo. A coordenadora do projeto, Lurdes Marchesini, explica que a visita serve para os estudantes terem subsídios que ajudam na hora de decidir qual profissão irão seguir.
Museu de geologia, laboratório de telejornalismo, ateliê de cerâmica, centro de documentação e pesquisa histórica são alguns dos locais visitados pelos estudantes. Mas, a exemplo dos anos anteriores, o que mais chamou a atenção deles foi o museu de anatomia. Centenas de crianças e adolescentes formaram longas filas e provocaram até um pequeno tumulto para poder conhecer o museu, onde estão expostas partes do corpo humano.
A estudante Alessandra Lima Mazzi, 17 anos, de Teodoro Sampaio (SP), conta que é a primeira vez que visita e UEL. Estou achando tudo muito bonito e interessante, afirma. Ela conta que já decidiu prestar vestibular para engenharia de alimentos, mas acredita que muitos estudantes ainda estão na dúvida. Esta visita ajuda a decidir, observa.
A Universidade Norte do Paraná (Unopar), na zona sul de Londrina, também recebeu a visita de estudantes ontem, através do programa Unopar de Portas Abertas. Alunos da escola Coronel Nhonhô Braga, de Piraju (SP), visitaram as instalações da universidade e tiveram informações sobre os cursos oferecidos. O objetivo do programa é semelhante ao da UEL: facilitar a escolha do curso profissional aos alunos.
Escolas e cursinhos interessadas em conhecer a Unopar podem ter mais informações pelo fone (043) 326-7700, ramal 101.Mario CesarCuriosidadeCerca de 7.500 estudantes do Paraná e São Paulo fizeram uma maratona por laboratórios e departamentos da Universidade. Acima, conhecem o museu de anatomiaLucilia Okamura





