Estudantes fazem passeata
para reivindicar passe livre
Estudantes de todo País realizaram ontem um Dia Nacional de Lutas. Em Curitiba, os ‘‘cara pintadas’’ aproveitaram para fazer um novo protesto contra o preço da passagem de ônibus e reivindicar o passe livre para os estudantes. A manifestação começou às 9 horas, quando centenas de estudantes concentraram-se na Praça Santos Andrade, saindo em passeata até a Prefeitura de Curitiba. O secretário municipal de Governo, Marcos Isfer, chegou a chamar os líderes do movimento para uma conversa, mas eles alegaram que só falariam com o prefeito Cassio Taniguchi.
Além das manifestações, os estudantes estão organizando um abaixo-assinado com objetivo de recolher 55 mil nomes necessários para propor um projeto de lei popular na Câmara dos Vereadores. Eles também ameaçam implantar o passe livre ‘‘por conta’’, invadindo terminais e estações-tubo, caso a prefeitura não concorde com o projeto.
Eduardo Jubim, da União da Juventude Socialista, diz que o passe livre para o transporte coletivo é reivindicado pelos estudantes desde a década de 80. A prefeitura tem um projeto de meio passe que atinge só estudantes carentes, com renda familiar comprovada inferior a três salários mínimos. ‘‘De 450 mil estudantes, menos de 5 mil ganham o passe’’, comenta. Segundo a prefeitura, o programa de passe beneficia 16 mil pessoas. Os estudantes também pedem a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Urbs. Para eles, o preço das passagens está superfaturado em 150%. (M.G.)