Estudantes fazem passeata para reivindicar passe livre
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2000
Estudantes fazem passeata
para reivindicar passe livre
Estudantes de todo País realizaram ontem um Dia Nacional de Lutas. Em Curitiba, os cara pintadas aproveitaram para fazer um novo protesto contra o preço da passagem de ônibus e reivindicar o passe livre para os estudantes. A manifestação começou às 9 horas, quando centenas de estudantes concentraram-se na Praça Santos Andrade, saindo em passeata até a Prefeitura de Curitiba. O secretário municipal de Governo, Marcos Isfer, chegou a chamar os líderes do movimento para uma conversa, mas eles alegaram que só falariam com o prefeito Cassio Taniguchi.
Além das manifestações, os estudantes estão organizando um abaixo-assinado com objetivo de recolher 55 mil nomes necessários para propor um projeto de lei popular na Câmara dos Vereadores. Eles também ameaçam implantar o passe livre por conta, invadindo terminais e estações-tubo, caso a prefeitura não concorde com o projeto.
Eduardo Jubim, da União da Juventude Socialista, diz que o passe livre para o transporte coletivo é reivindicado pelos estudantes desde a década de 80. A prefeitura tem um projeto de meio passe que atinge só estudantes carentes, com renda familiar comprovada inferior a três salários mínimos. De 450 mil estudantes, menos de 5 mil ganham o passe, comenta. Segundo a prefeitura, o programa de passe beneficia 16 mil pessoas. Os estudantes também pedem a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Urbs. Para eles, o preço das passagens está superfaturado em 150%. (M.G.)
