Paz é uma palavra com significado concreto para o estudante Jeanderson da Silva, 14 anos. Aluno da Escola Municipal Edmundo Odebrecht, no distrito da Warta (zona norte de Londrina), o adolescente admite que é um privilegiado por morar em uma região tranquila, mas acredita que a chave para a paz não está nos lugares. ''Ela não está longe, ao contrário, ela está no fundo do peito de cada um, é só procurar que se vai encontrar'', escreve, em uma das redações selecionadas para compor o livro ''Londrina Pazeando Idéias dos estudantes de Londrina para uma cultura de Paz''. Na capa do livro, uma idéia parecida é expressa no desenho da aluna Camila Ortunho Rosa, 10 anos. Uma mão, com pessoas de diferentes raças em cada dedo, e o planeta Terra na palma. ''A paz está em nossas mãos'', explica a autora.
A compilação de desenhos e textos de 46 alunos de 20 escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino foi apresentada ontem, no gabinete do prefeito Nedson Micheleti (PT). O lançamento do livro marcou o início da 3 Semana da Paz em Londrina, evento que culminará em uma grande caminhada, no próximo domingo. O tema é mais do que atual na cidade: enquanto nem todos encontram a paz de que fala Jeanderson, Londrina acumula 155 homicídios e mais de mil presos nas carceragens. Realidade que não vai mudar de um dia para outro, alerta o coordenador da Semana da Paz e presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi. ''Quando estivermos lá pela 30 semana da paz, a cidade estará melhor. E olha que estou sendo otimista. A solução não é rápida, por isso o nosso foco é na educação'', argumenta.
Uma das propostas formuladas pela ONG é a inserção do pacifismo na grade curricular das escolas. De acordo com Galhardi, o tema não seria tratado em uma disciplina específica, mas permearia todas as disciplinas. ''É um projeto transdisciplinar. Teríamos uma matemática da paz, por exemplo. Como podemos dividir uma laranja para duas pessoas que têm fome?'', ilustra. A idéia prevê ainda o estudo de célebres pacifistas brasileiros e estrangeiros, de Betinho a Madre Tereza de Calcutá. Esta última é tema de um filme que será exibido amanhã, no Teatro Zaqueu de Melo, às 19 horas.
A programação da Semana da Paz inclui ainda a exposição de painéis produzidos por alunos de pré a 8 série de escolas municipais de Londrina. A mostra segue até o final da semana no saguão da prefeitura municipal. Já os livros, cuja tiragem foi de mil exemplares, serão distribuídos para escolas e bibliotecas, e vendidos de forma avulsa por R$ 10,00. Na sexta-feira, será proferida uma palestra com o tema ''Arte de Viver em Paz''. E no domingo, a partir das 17 horas, a caminhada pela paz vai percorrer cerca de um quilômetro da Avenida Leste-Oeste (área central), sob animação de um trio elétrico.

mockup