Estudantes esperam óculos
Estudantes esperam óculos
A primeira escola de Curitiba a entrar no programa Olho no Olho foi a Escola Municipal Maria do Carmo Martins, que fica na Vila Sandra. A diretora Malneides Lissa Wille contou que, de 60 alunos da escola que fizeram exames, 13 apresentaram problemas de visão a maioria com miopia e astigmatismo e estão à espera dos óculos.
Já desconfiávamos que eles tinham algum problema porque o aproveitamento era pior do que o dos colegas e também percebemos que era comum espremerem os olhos para enxergar o quadro negro ou colocar os livros muito perto dos olhos para ler, disse Malneides.
Aos 8 anos de idade, o garoto Augusto Nicolato Neto está ansioso para usar óculos. Assistia a TV muito de perto e meus pais sempre chamavam a atenção. Na escola, não consegui ler algumas letras no quadro, lembrou ele, que nunca havia feito um exame oftalmológico. Jean de Oliveira Rosa já usa óculos há dois anos para corrigir miopia e estrabismo. Também participou da campanha e vai receber um novo modelo. Eles acham lindo usar óculos, revelou a diretora. Malneides contou que o projeto também alegrou os pais, já que a maioria não teria condições de comprar os óculos para os filhos. (R.B.N.)





