Na manhã desta segunda-feira (16), estudantes da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo e os alunos do P5 do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) João Rampazzo, ambos do Distrito de São Luiz (zona sul de Londrina), estiveram no cinema do Espaço Villa Rica para uma sessão especial.

A ideia de incluir uma atividade diferenciada na programação dos estudantes partiu de André Oliveira, professor de geografia e programador no Espaço Villa Rica, localizado na região central de Londrina. Segundo ele, o principal objetivo é proporcionar momentos de lazer e de entretenimento às crianças após o trágico acidente que deixou quatro alunos das instituições mortos. Eles foram atropelados por uma kombi no dia 14 de setembro deste ano.

"Como sou professor, trabalho com crianças e a situação vivida pelos colegas de São Luiz me sensibilizou. Imaginar a dificuldade e a tristeza de retomar a rotina após o ocorrido já é algo difícil para nós adultos, imagina crianças", conta Oliveira. "Uma sessão de cinema, além de divertir os alunos, tiraria as crianças ali do ambiente onde tudo aconteceu."

A pequena Milena, 7, contou que ir ao cinema com seus colegas de escola era uma experiência diferente. "Já vim no cinema, mas com a escola não. É bem legal e eu estou gostando", resumiu. .

E o sentimento de Milena parece ser o mesmo de seus colegas, já que, desde o momento da chegada até o início do filme, as crianças se mostraram animadas para assistir ao desenho enquanto comiam a tradicional pipoca. "As crianças amaram. Muitas delas nunca tinham ido a um cinema antes. Os que já foram não conheciam o Cine Villa Rica e ficaram super felizes", disse a diretora da escola municipal, Olga Maria Rocha Ribeiro.

A sessão de cinema teve a presença de 97 crianças de ambas as instituições. Elas assistiram ao filme "Pets - A Vida Secreta dos Bichos". Os alunos foram acompanhados por suas professoras.

MOBILIZAÇÃO

Para proporciona a manhã de diversão para os alunos, o professor André Oliveira entrou em contato com Rodrigo Fagundes, empresário responsável pelo Espaço Villa Rica, que cedeu o cinema para receber os alunos.

O próximo passo foi contatar a secretaria municipal de Educação. A gerente de Formação Continuada da pasta, Viviane Barbosa Perez, começou a atuar como uma ponte entre as partes para que as atividades acontecessem como programadas. "Recebemos a proposta de trazer as crianças para o cinema para que elas pudessem ter um dia diferenciado e gostamos muito da ideia, principalmente por conta de tudo que aconteceu. Acreditamos que isso as ajudaria a superar um pouco tudo que foi vivido lá no distrito nos últimos dias", argumenta.

O transporte das crianças foi fornecido pela secretaria de Educação. Para tornar a experiência completa, o professor André mobilizou uma série de pessoas, incluindo estudantes da instituição onde leciona. Por conta de parcerias, os pequenos ganharam pipoca e refrigerante.

A diretora da escola municipal explicou que, todos os anos, a instituição organiza uma ida ao cinema no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças. "Essa atividade sempre gera custos para a escola, mas, neste ano, tivemos essa manhã maravilhosa de pura diversão, entretenimento e cultura, sem nenhum custo", ressalta.