Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Palotina são finalistas em prêmio nacional
| Foto: Divulgação - Seed

Curitiba - Três alunas de um colégio agrícola de Palotina (Oeste) são as únicas finalistas da região Sul do Prêmio Respostas do Amanhã, que contempla inovações científicas e tecnológicas desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o País. O projeto delas é o "Reflorestamento usando minifoguetes: pitangas e ipês", que concorre com outras nove iniciativas. Para chegar até à final, o projeto competiu com outros 800 de todo o Brasil, inscritos na fase inicial.

As estudantes Estephany Cristine da Silva Alves, Kawany Caroline Duarte da Rocha e Marina Grokorriski, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo desenvolveram o protótipo de um minifoguete para lançar sementes e reflorestar áreas de difícil acesso. A ideia é fruto das atividades do projeto Projeto Meninas nas Ciências – Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica, coordenado pelas professoras Mara Fernanda Parisoto e Paola Cavalheiro Ponciano, da UFPR (Universidade Federal do Paraná) - setor Palotina, e tem financiamento do CNPq.

O protótipo inicial era feito com PVC e tinha um custo de R$ 50 por unidade. Agora, a equipe decidiu apostar em um modelo de papel reciclado, que custa R$ 2. “A ideia é que o produto possa atender países que não têm condições financeiras para fazer reflorestamento. Queremos o menor custo possível para que seja viável para o mundo todo”, diz Emmanuel Zullo Godinho, professor que orientou o projeto.

O projeto consiste no uso de protótipos que têm um compartimento para abrigar sementes. O minifoguete é lançado e, quando atinge a altura máxima, a peça com as sementes se desencaixa e desce até o solo. Assim, é possível reflorestar áreas de difícil acesso, onde não é possível chegar com plantadeiras.

A votação para escolher o vencedor ocorre até esta quarta-feira (18), pela internet. Para votar basta acessar o site http://respostasparaoamanha.com.br e selecionar o projeto das estudantes. Lá, é possível assistir aos vídeos de todas as iniciativas. Não é preciso fazer cadastro. A premiação é promovida pela Samsung.

Se vencer, a equipe receberá smartphones e uma viagem a São Paulo para participar do prêmio Respostas para o Amanhã América Latina. Por chegarem à final, as estudantes já conquistaram para sua escola uma televisão e um notebook. (Com informações da Agência de Notícias do Paraná e da UFPR)