Na pequena Jaguapitã (Norte), com pouco mais de 12 mil habitantes, as crianças de uma escola municipal estão encantadas por descobrirem as possibilidades e fantasias dos livros. Toda essa história começou em sala de aula, mas termina dentro de casa. Através de uma sacola, que aliás dá nome ao projeto ''Sacola da Leitura'', os 650 alunos da Escola Municipal Professor Newton Guimarães - Ensino Fundamental I, estão aprendendo a gostar de ler e, o que é melhor, junto com a família.

Em cada sala de aula ficam duas sacolas com livros, revistas, gibis e jornais, inclusive a Folha de Londrina, que são trocados constantemente. Todos os alunos podem ficar com ela durante um dia e têm que devolvê-la com um caderno, onde devem ser feitas algumas anotações.

''Nós trabalhamos a leitura durante todo o ano e, portanto, eles têm condições de escrever a própria história. Pensando nisso, formamos grupos em sala de aula e cada um teve que desenhar e escrever uma histórinha'', comenta a professora Izildinha Castro Maffei, que juntou os resultados e montou um livro.

Saiba mais sobre esta história na reportagem de Micaela Orikasa.