Estudantes dos primeiros anos dos cursos de design de moda e design gráfico da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tiveram a primeira experiência presencial desde que entraram na instituição, no ano passado - as atividades presenciais estavam suspensas por causa da pandemia de coronavírus. As aulas do segundo semestre de 2021 foram retomadas nesta segunda-feira (24), com a recepção dos estudantes pelos professores dos dois cursos. Cerca de 1,9 mil estudantes iniciaram as aulas presenciais nesta segunda.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de design da UEL têm aulas presenciais
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

De acordo com decisão da Câmara de Graduação, na última quinta-feira (20), o retorno das atividades acadêmicas deverá ocorrer, preferencialmente, em formato remoto emergencial pelas próximas três semanas. O reitor em exercício da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, explicou que a universidade se preparou para receber os acadêmicos e que o retorno só é possível por causa da efetividade da vacina contra a Covid-19, o que demonstra a vitória da ciência. A Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, destacou que a UEL vai retomando a vida de forma gradual. “Certamente essa fase será vencida. A preocupação agora é com a saúde de estudantes, professores e de agentes universitários”, definiu.

FORMA ESCALONADA

A professora Valdirene Nunes, chefe do Departamento de Design, explicou que os estudantes dos dois cursos retornam essa semana de forma escalonada. Nesta segunda foram os estudantes do primeiro ano. Na terça-feira retomam atividades presenciais os estudantes de segundo ano. Na quarta e na quinta as aulas serão para os alunos de terceiro e quarto anos. Ela explicou que as turmas vão se intercalar com atividades remotas e presenciais.

Segundo a professora, os cursos têm características peculiares, de desenvolvimento de produto. Dessa forma as aulas presenciais são importantes para o aprendizado e absorção de todo o conteúdo. “Por isso estamos valorizando muito esse momento de retorno. É uma oportunidade dos estudantes terem outra experiência e contar com o olhar do professor”, pontuou.

A Pró-reitoria de Graduação divulgou neste fim de semana como ficaram o retorno de cada um dos cursos de graduação, de acordo com as decisões adotadas pelos Colegiados de Cursos. Para facilitar a consulta, foram criados cards com informações sobre datas e o formato que cada graduação deverá adotar, se totalmente remoto, totalmente presencial ou híbrido. O calendário de volta às aulas pode ser acessado AQUI. (Com informações da Agência UEL)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1