Estudantes de Apucarana aprendem sobre adoção responsável de animais
Alunos de unidades municipais visitaram o Centro de Saúde Animal, que abriga cães e gatos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Alunos de unidades municipais visitaram o Centro de Saúde Animal, que abriga cães e gatos
Da Redação 

O Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) de Apucarana (Centro-Norte) recebeu, na tarde desta quarta-feira (30), a visita de estudantes das escolas municipais Vereador José Ramos de Oliveira, do Distrito de Pirapó, e Professor Wilson de Azevedo, do Distrito de Caixa de São Pedro. A atividade proporcionou momentos de aprendizado e interação com os animais acolhidos na unidade.
A ação faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Autarquia Municipal de Educação e a Autarquia Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). O principal objetivo é promover a educação ambiental desde os primeiros anos da formação escolar.
“Infelizmente, algumas pessoas adotam um pet por impulso, sem considerar que os animais exigem tempo, dedicação e recursos. O projeto teve início no fim do primeiro semestre letivo, e todos os alunos do 2º ano das 36 escolas municipais participarão das visitas, que ocorrem às quartas-feiras. A educação ambiental desde a infância é fundamental para prevenirmos casos de maus-tratos e abandono no futuro”, afirmou o diretor do Cemsa, Fernando Felippe.

Além de conhecer os cães e gatos abrigados no local, os estudantes também interagiram com a jiboia arco-íris — um animal não peçonhento, legalizado pelo Ibama, e mantido como animal de estimação pelo diretor do Cemsa.
O centro municipal abriga cerca de 170 animais, entre cães e gatos. Interessados em adotar podem entrar em contato pelos telefones (43) 3308-1414 e (43) 99626-3680 (WhatsApp), ou comparecer pessoalmente à Rua Cristiano Kussmaul, 2.578.
(Com informações da Prefeitura de Apucarana)

