SOLIDARIEDADE
Estudantes da CEU ajudam menores

De Curitiba
Estudantes, militares, voluntários civis e especialistas da Prefeitura Municipal de Curitiba participam em conjunto do projeto ‘‘Criança em Segurança’’ que pretende dar apoio a crianças e menores em situação de risco. O projeto é desenvolvido há um ano pela Secretaria Municipal da Criança e conta com o apoio de educadores sociais civis e militares.
Todos os dias estes voluntários percorrem as ruas da cidade entrando em contato com crianças de rua e convidando-as para atividades esportivas e de lazer em geral. Se elas concordam, são encaminhadas para uma das três unidades do exército onde tomam banho, se alimentam e são encaminhadas para um dos cinco locais da cidade que mantêm convênio com a prefeitura para participar de jogos e cursos culutrais e outras programações de lazer.
Na Casa do Estudante Universitário, com a ajuda e orientação dos estudantes voluntários, eles praticam capoeira, fazem pintura e desenho em tela, teatro, dança e andam de patins. ‘‘Muitas vezes a criança chega meio revoltada, sem vontade de fazer nada. Nós respeitamos isto e ela fica quieta, olhando os outros. Mas, também brincamos muito com elas. Afinal, são crianças e têm este direito. Aí, ninguém fica de fora’’, conta Dílson Correia, estudante e coordenador do projeto na CEU.
Para aproveitar ainda mais o potencial dos garotos, a CEU conseguiu mais uma parceria. ‘‘Conseguimos a ajuda dos artistas plásticos da Escola de Belas Artes, que vão trabalhar com os meninos que apresentam um talento especial para que eles possam ter realmente uma chance’’, conta Dílson. A parceria está sendo formatada e vai contar com voluntários da escola que devem ir até a CEU orientar as crianças.

mockup