Estrutura também é desafio
Curitiba - Além da falta de doadoras de leite, o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba sofre com a falta de estrutura para a coleta do material. O diretor técnico do hospital, Celso Fiszbeyn, acredita que a parceria com empresas poderia solucionar o problema. ''Algumas mães poderiam doar mais, mas não temos como transportar e buscar o leite'', diz Fiszbeyn.
O diretor técnico afirma que a doação de um veículo resolveria o problema. ''Não precisa passar o carro para o hospital, apenas disponibilizá-lo e a nossa equipe fica responsável por fazer as coletas'', afirma Fiszbeyn.
''Quanto mais sensibilizarmos, menor será a mortalidade neonatal e a morbidade, ou seja, as doenças entre os recém- nascidos. O leite é um só, ele não fica mais fraco ou mais forte e mesmo quando a mãe está desnutrida, ela consegue amamentar, que é fundamental'', acrescenta.
Enquanto isso, a voluntária Neyde de Queiroz Salles, 70 anos, ajuda o Banco de Leite com o seu trabalho. ''Gosto muito de criança. Tive só um filho, mas quero continuar a minha missão de mãe'', conta a voluntária. (C.G.B.)
Serviço: Banco de Leite do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba; fone (41) 3240-5117





