A estrutura temporária para atender os passageiros do Terminal do Ouro Verde, na zona norte de Londrina, deverá ser concluída nesta quarta-feira (24). Um aviso foi fixado em alguns pontos do terminal, orientando os passageiros sobre a mudança, prevista para iniciar as 13h30.

Nesta terça-feira (23), uma equipe de trabalhadores atuava nos ajustes finais e na cobertura da cabine de acesso à estrutura provisória, que fica na avenida Lucílio de Held, entre as ruas Fulgêncio Ferreira Neves e Pastor Judithe do Carmo. São aproximadamente 400 metros de distância do terminal.

UM POUCO LONGE

Para a passageira Benedita Silva Bezerra, “se for para melhorar o terminal, que seja rápido então. Esses novos pontos ficaram um pouco longe e a estrutura é improvisada. Mas pensando nas melhorias que precisam ser feitas aqui, essa reforma vem em boa hora. Em dias de chuva, todo mundo se molha por aqui”, diz.

Estrutura provisória fica na avenida Lucílio de Held, distante cerca de 400 metros do terminal
Estrutura provisória fica na avenida Lucílio de Held, distante cerca de 400 metros do terminal | Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

A mesma reclamação é feita por Adelaide Isabel Santos Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente. “Essa cobertura precisa ser substituída por uma outra que nos proteja do frio e do vento. Além disso, os banheiros precisam ser adequados. A gente paga passagem e os impostos tudo em dia. Precisamos ter um retorno”, ressalta.

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ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Com a interdição do Terminal e a inauguração da estrutura provisória, o trânsito nas imediações dos dois locais sofreu modificações para facilitar a entrada e saída dos ônibus e oferecer mais segurança aos usuários e moradores da região.

Uma das alterações executadas foi o fechamento da baia de acesso à Lucílio de Held pela avenida Winston Churchill, na direção centro – norte. Ao lado da alça obstruída, no sentido oposto da via, foi feita uma abertura – que será controlada por semáforos – para que os coletivos possam sair da Lucílio de Held diretamente para a zona norte.

Devido ao fechamento, o motorista terá de seguir até a rotatória do Ouro Verde para chegar à região do jardim Coliseu. Outra opção é efetuar o retorno no semáforo logo após a avenida Henrique Mansano, chegando ao bairro a partir da rua Arcindo Sardo.

Como a pista leste–oeste da Lucílio de Held estará reservada à circulação e parada dos ônibus, o fluxo de veículos em direção à avenida Aracy Soares dos Santos deverá ocorrer por rotas alternativas.

Para transpor o terminal provisório, o condutor terá de converter na primeira via à esquerda, na rua Fulgêncio Ferreira Neves, acessar à direita a rua João Ribeiro e permanecer nela por duas quadras. Em seguida, na rua Cintia Kiyomi Tackahashi, o motorista deverá outra vez virar à direita para, finalmente, retornar à Lucílio de Held.

Para coibir o excesso de velocidade, a CMTU implantou quatro lombadas na avenida e outras duas na rua João Ribeiro. Com o intuito de chamar a atenção de pedestres, condutores e motociclistas, a companhia instalou, ainda, dois painéis digitais para a exibição de mensagens de alerta.

Outra iniciativa implementada foi a mudança de sentido na rua Pastor Judithe do Carmo. No trecho de um quarteirão entre a Lucílio de Held e a João Ribeiro, a via funcionará em mão única na direção norte – centro.

DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO

A demolição e construção do terminal do Ouro Verde – onde passam mais de dez mil pessoas diariamente – vai custar R$ 12,6 milhões. A área construída, que hoje é de 820 metros quadrados, vai aumentar para 3.874 metros quadrados.

As áreas de circulação de veículos serão expandidas, facilitando o fluxo dos ônibus, e os pontos de embarque e desembarque de passageiros também serão readequados. Toda a estrutura terá cobertura metálica com estrutura de isolamento térmico e acústico, áreas de proteção maiores, piso concretado robusto e adequado para ônibus mais pesados, além de mais resistentes em relação a altas temperaturas e desgaste pelo tempo.

No piso térreo, além das plataformas, haverá piso tátil, escadas e rampas acessíveis, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheterias e fiscalização, bicicletário e vestiários. Ainda terá áreas de circulação, hall, sanitários acessíveis e fraldário. O espaço contará também com paraciclo, lixeiras e tóten com braile.

Imagem ilustrativa da imagem Estrutura provisória do Ouro Verde começa a funcionar na quarta
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

O prédio terá, ainda, um segundo pavimento voltado apenas para a parte administrativa, com salas, copa e lavabos. As obras ainda contemplam instalações hidráulicas, elétricas, pintura, iluminação, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento. Na área externa haverá novas calçadas com piso tátil, corrimãos, muros de divisa e grades, além de plantio de árvores no entorno.

O prazo de execução é de 11 meses. (Com N.Com)

(Atualizada às 17h30)

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