Estrutura provisória do Ouro Verde começa a funcionar na quarta
Aviso em pontos do terminal na zona norte de Londrina alerta passageiros sobre a mudança, necessária para início das obras
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de agosto de 2022
Aviso em pontos do terminal na zona norte de Londrina alerta passageiros sobre a mudança, necessária para início das obras
Micaela Orikasa - Grupo Folha
A estrutura temporária para atender os passageiros do Terminal do Ouro Verde, na zona norte de Londrina, deverá ser concluída nesta quarta-feira (24). Um aviso foi fixado em alguns pontos do terminal, orientando os passageiros sobre a mudança, prevista para iniciar as 13h30.
Nesta terça-feira (23), uma equipe de trabalhadores atuava nos ajustes finais e na cobertura da cabine de acesso à estrutura provisória, que fica na avenida Lucílio de Held, entre as ruas Fulgêncio Ferreira Neves e Pastor Judithe do Carmo. São aproximadamente 400 metros de distância do terminal.
UM POUCO LONGE
Para a passageira Benedita Silva Bezerra, “se for para melhorar o terminal, que seja rápido então. Esses novos pontos ficaram um pouco longe e a estrutura é improvisada. Mas pensando nas melhorias que precisam ser feitas aqui, essa reforma vem em boa hora. Em dias de chuva, todo mundo se molha por aqui”, diz.
A mesma reclamação é feita por Adelaide Isabel Santos Silva, que utiliza o transporte coletivo diariamente. “Essa cobertura precisa ser substituída por uma outra que nos proteja do frio e do vento. Além disso, os banheiros precisam ser adequados. A gente paga passagem e os impostos tudo em dia. Precisamos ter um retorno”, ressalta.
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ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
Com a interdição do Terminal e a inauguração da estrutura provisória, o trânsito nas imediações dos dois locais sofreu modificações para facilitar a entrada e saída dos ônibus e oferecer mais segurança aos usuários e moradores da região.
Uma das alterações executadas foi o fechamento da baia de acesso à Lucílio de Held pela avenida Winston Churchill, na direção centro – norte. Ao lado da alça obstruída, no sentido oposto da via, foi feita uma abertura – que será controlada por semáforos – para que os coletivos possam sair da Lucílio de Held diretamente para a zona norte.
Devido ao fechamento, o motorista terá de seguir até a rotatória do Ouro Verde para chegar à região do jardim Coliseu. Outra opção é efetuar o retorno no semáforo logo após a avenida Henrique Mansano, chegando ao bairro a partir da rua Arcindo Sardo.
Como a pista leste–oeste da Lucílio de Held estará reservada à circulação e parada dos ônibus, o fluxo de veículos em direção à avenida Aracy Soares dos Santos deverá ocorrer por rotas alternativas.
Para transpor o terminal provisório, o condutor terá de converter na primeira via à esquerda, na rua Fulgêncio Ferreira Neves, acessar à direita a rua João Ribeiro e permanecer nela por duas quadras. Em seguida, na rua Cintia Kiyomi Tackahashi, o motorista deverá outra vez virar à direita para, finalmente, retornar à Lucílio de Held.
Para coibir o excesso de velocidade, a CMTU implantou quatro lombadas na avenida e outras duas na rua João Ribeiro. Com o intuito de chamar a atenção de pedestres, condutores e motociclistas, a companhia instalou, ainda, dois painéis digitais para a exibição de mensagens de alerta.
Outra iniciativa implementada foi a mudança de sentido na rua Pastor Judithe do Carmo. No trecho de um quarteirão entre a Lucílio de Held e a João Ribeiro, a via funcionará em mão única na direção norte – centro.
DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO
A demolição e construção do terminal do Ouro Verde – onde passam mais de dez mil pessoas diariamente – vai custar R$ 12,6 milhões. A área construída, que hoje é de 820 metros quadrados, vai aumentar para 3.874 metros quadrados.
As áreas de circulação de veículos serão expandidas, facilitando o fluxo dos ônibus, e os pontos de embarque e desembarque de passageiros também serão readequados. Toda a estrutura terá cobertura metálica com estrutura de isolamento térmico e acústico, áreas de proteção maiores, piso concretado robusto e adequado para ônibus mais pesados, além de mais resistentes em relação a altas temperaturas e desgaste pelo tempo.
No piso térreo, além das plataformas, haverá piso tátil, escadas e rampas acessíveis, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheterias e fiscalização, bicicletário e vestiários. Ainda terá áreas de circulação, hall, sanitários acessíveis e fraldário. O espaço contará também com paraciclo, lixeiras e tóten com braile.
O prédio terá, ainda, um segundo pavimento voltado apenas para a parte administrativa, com salas, copa e lavabos. As obras ainda contemplam instalações hidráulicas, elétricas, pintura, iluminação, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento. Na área externa haverá novas calçadas com piso tátil, corrimãos, muros de divisa e grades, além de plantio de árvores no entorno.
O prazo de execução é de 11 meses. (Com N.Com)
(Atualizada às 17h30)
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