Representante da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Izelândia Veroneze afirma que a principal arma na luta contra os micro-organismos resistentes é a conscientização dos profissionais da saúde e da população. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que cerca de 50% das prescrições de antibióticos são ineficazes por conter inconformidades. Os mais comuns são erros na dosagem, no tempo de uso e no uso incorreto de antibiótico para tratar infecções virais.
  Izelândia considera fundamentais as medidas que devem ser tomadas pelas vigilâncias sanitárias estadual e federal de tornar mais rigorosa a venda de antibióticos - inclusive os de uso animal -, de exigir que sejam feitas análises para KPC pelos hospitais e que todos os casos positivos sejam notificados para as autoridades de saúde.
  Porém, ela afirma que sem a colaboração dos profissionais da saúde nenhuma medida será integralmente eficaz. Ela diz isso porque a principal medida para evitar a infecção hospitalar e combater o alastramento de bactérias multirresistentes é a higienização correta das mãos. ‘‘Esse é o principal desafio de todas as instituições de saúde. Hoje, os profissionais de saúde aproveitam só 30% das oportunidades de higienização de mãos’’, lamenta. (L.A.)

mockup