Estrangeiros têm curso especial de Português na universidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 23 de setembro de 1998
Andrea Vendramini 
O Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ofertar - através do Centro de Línguas - cursos bimestrais de Português para Estrangeiros. As aulas das novas turmas serão iniciadas no dia 5 de outubro. Hoje, cerca de 30 alunos estrangeiros frequentam cursos de Português semestrais, implantados em 1996 pela universidade.
O público é composto por representantes de consulados e estrangeiros que moram na Capital há vários anos, mas ainda não dominam o idioma. Cerca de 40% dos matriculados são funcionários de empresas que estão se instalando na Grande Curitiba, como as montadoras Renault, francesa, e alemã Audi/Volks.
Segundo a coordenadora do cursos de Português para estrangeiros da UFPR, a professora Helena Godoy, os alunos podem optar por módulos em três níveis - iniciante, intermediário e avançado - ou pelo curso de Português Comercial para estrangeiros, oferecido em dois níveis, destinados às pessoas com certo domínio do idioma e que precisam participar de reuniões de negócios, ler ou escrever cartas e contratos. Estamos inaugurando os módulos bimestrais para poder atender os estrangeiros que permanecem no país por períodos mais curtos, diz Helena.
Apesar da complexidade da língua portuguesa, a professora garante que dois meses são suficientes para aprender o idioma. Fica mais fácil assimilar a língua porque os alunos estão morando no Brasil, explica. O método de ensino utilizado prioriza a conversação, mas sem esquecer a leitura e a redação. Usamos o método comunicativo e sempre com o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de se expressar, de acordo com suas necessidades, e com informações da cultura brasileira.
As matrículas estão abertas e podem ser feitas no Centro de Línguas da UFPR. Maiores informações pelo telefone 360-5101.


