Estrada rural vira atoleiro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2002
Célia Baroni Reportagem Local 
A Estrada do Saltinho, que liga o Patrimônio do Espírito Santo a PR-445 (zona sul de Londrina), se transformou em um atoleiro depois que um trator da prefeitura passou por lá tentando fazer o nivelamento. O serviço que normalmente seria muito bem recebido inviabilizou o trânsito dos caminhões que transportam a produção e dos moradores das cerca de 200 propriedades rurais servidas pela estrada.
Enquanto o trator trabalhava começou a chover e a terra revolvida virou lama. Na madrugada de ontem, dois caminhões atolaram e precisaram da ajuda de um trator. Um deles transportava frangos de uma cooperativa.
A granja deslocou 15 homens para empurrar o caminhão, mas eles nem conseguiram chegar perto. Afundavam até o joelho de tanta lama, conta Miriam Wessort Patrial. O caminhão deslizou e atolou bem em frente ao seu sítio.
Vários carros atolaram; muitos moradores desistiram de sair das propriedades com medo de acidentes e até a kombi que faz o transporte escolar teve problemas para atender os estudantes. O trecho de lama com aproximadamente uns 500 metros, começa a cerca de 2 quilômetros depois do Patrimônio do Espírito Santo.
A Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela manutenção das estradas rurais assume o falha. O serviço teria sido reivindicado por um proprietário rural, mas o secretário Nilson Ladeia Carvalho admite que faltou visão a quem determinou que o serviço fosse feito em um período de chuvas.
Ontem, a Secretaria mandou um trator para socorrer eventuais atolamentos. O trator vai retirar um pouco da lama, mas só será possível colocar o trecho em ordem depois de alguns dias sem chuva, avisou Ladeia.


