Estrada do Colono será reaberta hoje
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de junho de 1997
Valmir Denardin Serranópolis do Iguaçu 
A Estrada do Colono, que corta a Parque Nacional do Iguaçu e liga as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, será reaberta ao tráfego hoje, quase onze anos após a interdição. A medida foi anunciada ontem pela Associação de Integração Comunitária Pró-Estrada do Colono (Aipopec), entidade criada pelos municípios que margeiam o parque e que coordena a ocupação de uma área da reserva florestal que já dura 36 dias.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Medianeira (75 quilômetros a oeste de Cascavel) e um dos coordenadores da Aipopec, Sebastião Antonio, a estrada permanecerá aberta apenas das 7 horas às 18 horas (do nascer ao pôr do sol).
Além disso, serão instaladas duas guaritas - uma em cada extremidade do trecho de 17,6 quilômetros da estrada que corta o parque. Nesses locais, haverá a cobrança de pedágio, fixado inicialmente em R$ 2,00, e a distribuição de panfletos para orientar as pessoas que atravessarão o parque a não jogar lixo ou pontas de cigarro e respeitar o limite de velocidade de 60 quilômetros por hora.
Antonio informou também que a Aipopec distribuirá guardas da própria população em todo o percurso para impedir que os usuários descumpram as normas fixadas pela entidade e causem danos ao parque.
Na opinião do secretário, a reabertura da estrada está amparada na lei. Estamos apenas cumprindo o despacho do juiz Paim Falcão, que mandou que a estrada fosse devolvida ao tráfego nas mesmas condições em que estava quando foi fechada, afirmou. No último dia 27, o juiz Paim Falcão, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, derrubou a liminar da Justiça Federal do Paraná que, em setembro de 1986, determinou o fechamento da Estrada do Colono.
De acordo com nota divulgada ontem pela Aipopec, o tráfego será liberado hoje, às 11 horas, apenas para carros de passeio. A solenidade de reabertura acontecerá numa das extremidades da estrada, no município de Capanema (Sudoeste do Estado), quando será liberada a primeira balsa para, lotada de veículos, cruzar o Rio Iguaçu em direção a Serranópolis do Iguaçu (Sudoeste).
A nota divulgada ontem informa que os veículos passarão em meia pista. Na outra metada do leito da estrada continuarão os trabalhos de cascalhamento, retomados na segunda-feira.
O secretário de Obras da Prefeitura de Medianeira, Vilmar Atílio Ghelere, que coordena a operação de cascalhamento da estrada, informou ontem que um trecho de oito quilômetros - praticamente metade do trecho que corta o parque - já está cascalhado.
Segundo ele, toda a operação vai consumir 140,8 mil metros quadrados de cascalho. Estão sendo usadas 25 caçambas, sete pás-carregadeiras, cinco motoniveladoras e dois rolos compressores. Máquinas e material estão sendo pagos pelas prefeituras da região, principalmente Serranópolis do Iguaçu e Capanema.
Ghelere disse à Folha que não saberia informar o custo total da operação.


