Estrada do Araguari, entre Arapongas e Londrina, deverá ser pavimentada
Obra será realizada em parceria entre as prefeituras dos dois municípios e o governo estadual
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de junho de 2025
Obra será realizada em parceria entre as prefeituras dos dois municípios e o governo estadual
Da Redação 

Uma parceria entre as prefeituras de Arapongas, Londrina e o governo estadual poderá viabilizar a pavimentação da estrada do Araguari e, com isso, criar uma ligação alternativa entre os dois municípios. O trecho, de 17 km, já tem a maior parte calçada com pedras irregulares e agora deverá receber asfalto com CBUQ.
A proposta foi apresentada na sexta-feira (20), durante encontro entre os prefeitos de Arapongas, Rafael Cita, e Londrina, Tiago Amaral, no limite entre os dois municípios. "Essa estrada, que já recebeu calçamento com pedras durante a nossa gestão, está bem fácil de ser pavimentada”, afirmou o ex-prefeito de Arapongas Sérgio Onofre e que está à frente da SAM (Superintendência Geral de Apoio aos Municípios) do governo estadual. Segundo ele, a proposta já foi levada ao governador Ratinho Júnior e recebeu parecer favorável.
O prefeito de Arapongas informou que "a maior parte do percurso, com cerca de 12 km, está dentro do nosso município e já recebeu o calçamento, o que facilita muito o processo”.
Do lado de Londrina, onde a estrada se chama Santa Maria ou Estrada do Ponto Mineiro, são cerca de 5 km, totalizando 17 km a serem pavimentados. De acordo com Amaral, essa pavimentação marca o primeiro passo do Caminhos da Integração, programa criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local ao interligar Londrina às demais cidades da região Norte, como Apucarana, Marilândia do Sul, Rolândia e Cambé. “Vamos conectar Londrina com o Norte Pioneiro por intermédio de uma ponte que vamos fazer, e também com Tamarana", disse.
Durante o encontro, foi informado que o trecho de Arapongas receberá investimento de R$ 7 milhões para asfalto com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já o trecho de Londrina, com 5 quilômetros de extensão em terra batida, receberá investimento de R$ 5 milhões para pavimentação.
Conforme o prefeito de Arapongas, ainda não há prazo para o início da pavimentação, pois há um cronograma a cumprir junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, órgão responsável por essa tramitação.
(Com informações da Prefeitura de Arapongas e do N.Com)
(Atualizada)


