Estelionatários são presos em flagrante
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de agosto de 2002
Andréa LombardoEquipe da Folha 
Curitiba A Delegacia de Estelionatos e Roubos de Cargas apresentou, na tarde de ontem, uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes em Curitiba. José Casal, 49 anos, e Gilberto Orlikoski, 25 anos, que usava uma identidade fria em nome de Alexandre Simplício, foram presos em flagrante na última quinta-feira, numa agência do Banco do Brasil, quando tentavam obter um financiamento com documentos falsos.
Com os documentos apreendidos, a Polícia chegou a um terceiro envolvido. De acordo com a delegada Margareth Alferes Motta, ainda não foi possível saber a identificação verdadeira de Hugo Roque de Carvalho. Os documentos que ele portava foram feitos a partir de uma certidão de casamento falsificada. Quando foi preso, ele dirigia um veículo modelo Voyage, que havia sido comprado com cheques e documentos frios.
Segundo Margareth, Casal tem uma extensa ficha por golpes aplicados em Curitiba e Londrina. Ele era o cabeça da quadrilha e quem conseguia os documentos falsos. Com eles, os falsários abriam contas e faziam financiamentos em bancos, principalmente para a aquisição de veículos que eram logo vendidos.
As investigações, informou a delegada, devem apontar para outros golpes e se há mais pessoas ligadas à quadrilha. Os três serão indiciados por estelionato e falsidade ideológica.


