Estado vai assumir presídios
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de dezembro de 2003
Rodrigo Sais<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O governador Roberto Requião (PMDB) criticou duramente a suposta segurança máxima da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), onde aconteceu uma rebelião na última sexta-feira. Requião atacou o ex-governador Jaime Lerner (PSB), que autorizou a construção do presídio, administrado por uma empresa terceirizada. O governador afirmou que o Estado já está se preparando para reassumir os serviços nos presídios terceirizados, através da contratação de 1,4 mil agentes penitenciários.
As declarações de Requião foram dadas durante a solenidade do programa de inclusão digital nas escolas do Estado. ''Essa penitenciária lernerista é uma bobagem. Esses vidros a prova de bala fundem a altas temperaturas. Até um cigarro consegue furar estes vidros'', disparou Requião.
Uma comissão de sindicância vai apurar as circunstâncias que envolveram o motim, que acabou resultando na morte de dois presos. Enquanto durarem as investigações, a direção da PEP determinou o afastamento dos agentes Marcos Murilo Holzmann, Emerson Ramos e Amauri Pereira Carneiro, que ficaram reféns dos rebelados. A comissão tem 15 dias para apresentar o resultado das investigações.


