O Governo do Estado publicou nesta semana o decreto que oficializa a criação do 30º Batalhão de Polícia Militar em substituição à 4ª Companhia Independente. Com a medida, Londrina passa a ser a única cidade do Paraná fora de Curitiba a ter dois batalhões da corporação. O município já contava com o 5º Batalhão. A alteração também muda a configuração da segurança pública na região metropolitana.

Além das zonas norte e parte da leste (região do Lindóia) e oeste (região do Leonor), ou seja, bairros limítrofes à BR-369, a nova unidade da PM também vai cuidar de Ibiporã e Jataizinho – que antes pertenciam a área do 5º Batalhão - e as cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis, que integravam a 4ª CIA desde julho do ano passado. São mais de 310 mil pessoas no território de responsabilidade do 30º Batalhão.

“O projeto do batalhão é antigo e fruto de muito esforço técnico e movimento estratégico e político que virou realidade. Será importante para a população que mora ou trabalha nessas regiões. A criação do batalhão prepara a estrutura das forças de segurança para crescimento a médio a longo prazo”, destacou o comandante do 30º Batalhão, major Marcos Tordoro.

TRANSIÇÃO DOS POLICIAIS

Uma reunião realizada nesta semana acertou a transição dos policiais, estrutura física e viaturas do 5º para o 30º Batalhão e também para a 11ª CIA (Companhia Independente), instituída no mesmo decreto estadual. A companhia terá sede em Cambé e vai cuidar do policiamento ostensivo da cidade. A partir de agora, o 5º Batalhão responde pelas regiões sul, central e maior parte das zonas leste e oeste, além de Tamarana.

LEIA TAMBÉM: Escolhido consórcio que construirá viaduto da PUC em Londrina

De acordo com Tordoro, a ideia é levar o conceito do policiamento de proximidade para os municípios. “A nossa responsabilidade aumenta. A mudança maior será para a população, para qual vamos direcionar nosso conceito. Veremos os problemas que existem e o que pode ser feito para resolver”, afirmou. A estratégia de proximidade aposta na relação mais estreita entre moradores e polícia para combater e prevenir a criminalidade. Um exemplo é a formação de grupos nas redes sociais com comerciantes para troca de informações e denúncias.

NOVA SEDE

A sede do 30º Batalhão será construída na avenida Saul Elkind, num terreno de 6,3 mil metros quadrados, ao lado do Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa, na altura do conjunto Vivi Xavier. A área foi doada no passado ao Estado para a edificação de um novo batalhão, no entanto, a ideia não saiu do papel e o espaço voltou para a prefeitura, que pretendia levantar um restaurante popular no local.

Agora, o terreno será novamente repassado para o governo. “Foi encaminhada para a Câmara uma mensagem para que aprove a lei, devolvendo o terreno para o Estado. Cremos que para os próximos meses o projeto estará concluído e vai começar a construção na sequência”, pontuou o major.

A Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública) garantiu que há recursos para a construção do imóvel. “Com a elevação da companhia para batalhão e com a instalação neste local, a Saul Elkind vai se transformar na via comercial mais segura do Estado, porque vai ter um batalhão estruturado que atende várias cidades diferentes e a conexão a todas elas é pela mesma avenida”, avaliou o deputado estadual Tiago Amaral, que participou das discussões para a criação do batalhão e destinação da verba.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.