Estado e município
apressam Contorno
Norte de Curitiba
O DER começou a executar mais um trecho de 9 quilômetros do Contorno Norte, em Curitiba. A obra vai aliviar o tráfego pesado que passa por trechos urbanos. A ordem de serviço para a realização das obras foi assinada no início de dezembro pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Curitiba, resultado de uma parceria que envolve investimentos de R$ 10 milhões.
O novo trecho liga a Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade, à Rodovia dos Minérios, no município de Almirante Tamandaré. Com isso, o contorno passará de 12,5 para 21,5 quilômetros. Além de Santa Felicidade, o novo trecho vai aliviar o tráfego nos bairros de Butiatuvinha, Taboão, Pilarzinho e São João, região onde vivem cerca de 20 mil pessoas.
Segundo a Secretaria dos Transportes, a obra deve estar concluída já no ano que vem. ‘‘O governo e a prefeitura vão resolver um problema crônico que também afeta Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu, por onde passam cerca de 1.500 veículos por dia’’, diz a direção do DER.
O contorno é aguardado há mais de 20 anos, e soluciona o tráfego de uma área crítica. É uma área de muitos acidentes e onde algumas casas já vinham sofrendo com rachaduras por causa do tráfego intenso.
O Contorno Norte tem quatro lotes. O primeiro, com 5,4 quilômetros, entre a BR-277, no bairro Orleans, até Santa Felicidade, já está pavimentado. O segundo é o que começa a ser aberto e pavimentado agora. O terceiro vai da Lamenha Pequena até Roça Grande, com 7,1 quilômetros, e também está pavimentado. O último lote a ser executado tem 11,7 quilômetros e vai ligar Roça Grande até a Colônia Faria, na BR-116, altura do Parque Castelo Branco.
O Contorno Norte, que tem previsão de ser concluído em 18 meses, fechará o círculo em torno de Curitiba com os contornos Sul e Leste.

mockup