Estado admite deficiências
Questionado sobre as políticas públicas implantadas pelo Estado para o atendimento ao adolescente infrator, o secretário de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermman, admite deficiências, concordando que tais falhas podem incentivar o jovem a reincidir no crime. ''As políticas, de fato, não são as melhores de todas'', afirma, apontando a falta de projetos de atendimento às famílias como a principal demanda ainda sem atendimento.
''Muitos do infratores reincidentes vêm de famílias descompostas. Precisamos focar neste aspecto. Também precisamos estudar quais foram os crimes cometidos por estes jovens e fazer com que eles voltem a ter projetos de vida'', destaca.
Neste cenário, a ressocialização ganha destaque. Segundo o secretário, as cidades de Ponta Grossa, Maringá, Piraquara, Cascavel e Laranjeiras do Sul vão ganhar, este ano, Unidades Sociais Oficiais de Internação (Usoi's) - os Educandários. ''Serão erguidas nos moldes, ou ainda melhores do que a unidade em funcionamento em Londrina'', cita, em referência ao Educandário que passou por grandes reformas estruturais e psicossociais no final de 2004, depois de enfrentar dezenas de situações de tensão, fugas e rebeliões, devido a falhas arquitetônicas e falta de treinamento para os funcionários. Com as mudanças, a unidade teve somente uma rebelião, em dezembro do ano passado. (A.M.)





