A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) irá proibir o estacionamento sobre as ciclovias das ruas Paranaguá e Santos, na área central de Londrina. Atualmente, a permanência de veículos nesses espaços é liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos fins de semana, a partir das 14h de sábado.

Com a alteração, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento vigora em tempo integral. A medida era uma reivindicação dos moradores da região, que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos.

A CMTU concluiu a confecção das 42 placas que irão sinalizar os locais e a implantação deve levar em torno de cinco dias. A depender das condições climáticas, a expectativa é que o trabalho de instalação seja finalizado na próxima quarta-feira (26), data a partir da qual os condutores que desrespeitarem a nova norma já poderão ser multados.

Segundo o artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro, estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de remoção do automóvel para o pátio do Município.

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FUNCIONAMENTO UNIDIRECIONAL

Os corredores para ciclistas nas ruas Paranaguá, Santos, Espírito Santo e Alagoas medem um metro de largura e foram projetados pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Foram implantadas entre 2015 e 2016 e a principal característica é o funcionamento unidirecional no lado direito da via, acompanhando o fluxo dos veículos e formando um sistema binário. Nesse modelo, o trânsito de ciclistas nas quatro vias ocorre em sentidos opostos, de modo complementar.

À época da instalação, a concepção dos projetos optou por manter o estacionamento noturno e aos fins de semana nas ruas Paranaguá e Santos, enquanto que Espírito Santo e Alagoas não foram contempladas com a possibilidade. Agora, todas as ciclofaixas da área central terão funcionamento padronizado.

O diretor de Trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, explicou que, após consulta ao Ippul, a entidade se mostrou favorável à solicitação da comunidade. A manifestação, no entanto, destacou que as quatro vias que formam o binário deveriam ser tratadas de forma igualitária, daí a padronização que proíbe o estacionamento de veículos nas 24 horas do dia.

Apesar de a região possuir alta demanda por estacionamento em determinados horários, do ponto de vista da mobilidade e segurança viária, a permissão de parada estava em desacordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados.

De acordo com as premissas estabelecidas pelo Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, a autorização para estacionamento em espaços como ciclofaixas diminui a segurança viária à medida que impede a passagem de ciclistas, obrigando-os a circular na faixa de rolamento dos veículos. (Com informações da assessoria da CMTU)

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