Campo Mourão - A Diretoria de Trânsito (Diretran) de Campo Mourão (Centro-Oeste) definiu a data de 15 de julho para início do estacionamento rotativo. As vagas estão nas avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e ruas Araruna e São José. A sinalização nas vias devem ser concluídas na primeira semana de julho. A tarifa para o estacionamento rotativo de veículos de duas rodas será de R$ 0,50 a cada meia hora. Veículos com quatro rodas pagarão R$ 1,00 a cada meia. Em ambos os casos o tempo máximo é de duas horas.

Imagem ilustrativa da imagem Estacionamento rotativo em Campo Mourão começa em 15 de julho
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Campo Mourão

O condutor poderá comprar créditos em lojas conveniadas, monitores da empresa ou aplicativo. Em cada placa haverá o “QR code” com o endereço do site para a aquisição dos créditos. A página já está disponível e o usuário poderá acessar as informações em pareazul.com.br/campomourao

HORÁRIO

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h e aos sábados das 9 às 13h. Em épocas especiais, como Natal, Dia das Mães, feirões e ações de venda promovidas pelo comércio local e demais datas comemorativas, o horário pode ser ampliado por ato da Diretran.

ISENÇÃO

Não estão sujeitos ao pagamento das tarifas previstas os veículos prestadores de serviços públicos essenciais, desde que comprovadamente em serviço de urgência e emergência.

Também ficam isentos de pagamento veículos de socorro médico e incêndio, transporte de carga e descarga de bens e valores bancários; transporte de combustíveis, coleta de lixo; manutenção de emergência em empresas, residências e em vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial e de abastecimento de água.

ESTACIONAMENTO EXTINTO

Entre as alterações a serem realizadas no trânsito de Campo Mourão estão as vagas de estacionamento nas vias por toda a cidade. As que hoje são em diagonais (de frente para o meio-fio) deixarão de existir, assim como o estacionamento paralelo aos canteiros das avenidas. “Essas alterações já fazem parte do plano de mobilidade urbana que começa com o estacionamento rotativo”, o diretor o diretor da Diretran, Luiz Antonio Sminka.

Imagem ilustrativa da imagem Estacionamento rotativo em Campo Mourão começa em 15 de julho
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Campo Mourão

A sinalização será realizada pela empresa administradora do Estacionamento Rotativo, contemplando sinalização horizontal e vertical. “Para implantar o estacionamento rotativo foi feito um estudo minucioso sobre o trânsito. Esse tipo de vaga de frente para o meio fio está irregular porque deixa a pista de rolamento mais estreita que o padrão do sistema viário”, explica a engenheira de trânsito, Cristiane Homan Razzini.

O estudo técnico que precedeu a implantação do novo sistema detectou que em alguns locais a pista de rolamento fica com 3 metros, quando o padrão regulamentado é 3,40 m. “Quando estaciona camionete fica com 2,30 metros, ou seja, não tem como passar dois veículos”, ressalta a engenheira. Além disso, há grande risco de acidentes do tipo colisão traseira pelo fato do motorista não ter visibilidade da via ao sair da vaga.

Também não existe regulamentação para o estacionamento paralelo aos canteiros. Pela legislação de trânsito, só é permitido estacionar do lado direito da via. “Com veículos estacionados dos dois lados aumenta o risco de acidentes e o trânsito não tem fluidez na avenida por falta de espaço”, observa a engenheira.

A criação dessas vagas foi uma alternativa criada pelo município na época para resolver falta de vagas no centro. “Mas agora com o estacionamento rotativo o número de vagas vai aumentar de 1.700 para 5.600, considerando o tempo que o veículo poderá ficar estacionado”, pondera Sminka. (Com informações da Prefeitura de Campo Mourão)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1