Imagem ilustrativa da imagem Estacionamento é liberado na Duque de Caxias
| Foto: Saulo Ohara



Desde sexta-feira (15), a pista da esquerda da avenida Duque de Caxias, no trecho entre a rua Sergipe e avenida Celso Garcia Cid, na área central de Londrina, está liberada para estacionamento fora dos horários de pico. Motoristas podem parar das 9h às 16h. Fora desse horário, ou seja, das 7h às 9h e das 16 às 19h, o estacionamento segue proibido. Essa permissão para estacionar em determinado horário acontece na mesma avenida, mas no perímetro da Celso Garcia Cid até a Cambará. A FOLHA esteve na avenida nesta manhã, conversando com alguns motoristas e comerciantes. Eles afirmaram que a mudança foi uma surpresa e reclamaram da falta de divulgação.

"No sábado um carro estacionou, mas virou uma confusão. O pessoal ficou bravo, xingou e buzinou muito. Formou uma fila enorme de carros", comentou o balconista Guilherme Fontes. Ele trabalha em uma loja de tintas que fica na esquina da Duque de Caxias com a Sergipe. O proprietário do estabelecimento, Wagner Suzuki, disse que muita gente está acostumada com a rotina da pista e que faltou informação para evitar esses transtornos. "Para nós comerciantes é muito bom porque é uma comodidade para os clientes poderem parar em frente da loja, mas a mudança não pode ser assim, repentina e sem comunicação", comentou.

Com a mudança nesse horário (das 9h às 16h), os condutores terão apenas a faixa do meio para transitar, uma vez que a faixa da direita é exclusiva para o transporte coletivo. "Eu acho que deveria continuar como estava, pois isso vai congestionar o trânsito", comentou o motorista Edmar Ribeiro da Fonseca.
Ele estacionou o carro na rua Maranhão e não estava sabendo da mudança. "Mesmo se eu soubesse, não pararia hoje porque não gostaria de criar confusão e nem correr o risco de alguém bater na minha traseira, pois o pessoal anda rápido por aqui", afirmou. O professor aposentado José de Melo, também estacionou próximo à Duque de Caxias. "Venho sempre por aqui, mas essa questão de poder estacionar ou não ainda é uma confusão para mim. Divulgação é essencial", comentou.

Para o comerciante Carlos Pulga, a mudança "é uma tentativa de reparar o erro do passado, quando foram retiradas as vagas para abrir a pista exclusiva para ônibus. Muitos estabelecimentos fecharam por conta da falta de vagas de estacionamento, pois a avenida se tornou uma pista rápida. Poder voltar a estacionar em alguns horários é boa, mas as pessoas ainda estão com receio de parar porque a maioria dos motoristas não está sabendo", desabafou.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA
A questão do estacionamento é uma reivindicação antiga dos comerciantes na avenida Duque de Caxias. De acordo com César Manoel, um dos coordenadores da Comissão "Os Caxias da Duque", o comércio sofreu uma série de prejuízos por conta da extinção das vagas em 2010. "Foi nos tirada a flexibilidade de estacionar na avenida e de andar na mão direita. Muitas lojas fecharam por conta disso. Ter esse trecho liberado agora é resultado de uma luta antiga para nós, pois sempre pedimos pela liberação de toda a avenida", afirmou.

A comissão tem 12 comerciantes à frente e representa todo o comércio da Duque. De acordo com Manoel, o próximo passo é a formulação de um projeto para instalar um semáforo na esquina da rua Alagoas. "Temos um ponto de ônibus neste local e a travessia fica muito perigosa, principalmente para alunos que desembarcam ali", afirmou.

O colaborador do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região), Gilberto Mensato, que vem acompanhando o trabalho da comissão, explica que no final de 2018, representantes das partes interessadas se reuniram no gabinete do prefeito junto com a comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores em exercício, apresentando uma pauta de reivindicações. "Expusemos todos os problemas, sendo os principais a questão do estacionamento, estudos sobre a utilização da canaleta de ônibus, semaforização, pintura das faixas de pedestres, fiscalização do controle de velocidade, entre outros. Nos últimos anos, 74 portas foram fechadas na Duque entre a Leste-Oeste e J.K, e um dos motivos foi a falta de vagas de estacionamento", garantiu.

CMTU
O diretor de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Pedro Ramos, não pôde conceder entrevista por motivo de viagem. Por nota, a assessoria de imprensa respondeu que a decisão uniformizou a avenida Duque de Caxias, da rua Sergipe até a rua Cambará, atendendo a solicitação dos comerciantes.

Também foi informado que agentes da CMTU estarão fazendo ronda no local para que os horários sejam cumpridos e que os mesmos estiveram na avenida na sexta-feira (15), no dia da mudança. Em relação à sinalização, o órgão informou que foi feita a instalação de placas informando a permissão do estacionamento.