Bastante apreciado, o céu de Londrina teve um motivo a mais para ganhar olhares no domingo (14), Dia dos Pais. A cidade foi uma das escolhidas pela Esquadrilha da Fumaça - que em 2022 completa 70 anos, para demonstração dos Super Tucanos. Com uma relação bem longeva com os “fumaceiros" - esta foi a 21ª vez que a população da cidade e da região prestigiou a Esquadrilha.

A agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça começou a ser cumprida em São Carlos, na sexta-feira (12), no Observatório da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). No sábado (13), ainda no interior paulista, a cidade de Sorocaba recebeu os Super Tucanos da Fumaça no Parque do Paço Municipal. A programação segue nesta segunda-feira (15), às 16h, quando os aviões estarão em Araguari (MG), no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco.

Moradora de Campo Mourão, Terezinha Rodrigues, 56 anos é dona de casa e, em visita a familiares de Londrina, incluiu em sua programação ver a Esquadrilha da Fumaça. "Está muito congestionado o trânsito, então achamos um ponto privilegiado para assistir a apresentação", disse. A família de Rodrigues, assim como a de dezenas de londrinenses, não conseguiu chegar ao Aeroporto 14 Bis, na Warta, por conta do grande número de carros que se dirigia para o lugar. O jeito foi encontrar um ponto onde pudessem parar o carro e ver a apresentação dos pilotos.

A vendedora autônoma Claudete Rodrigues Duarte, 60 anos, também se instalou com familiares em um campo na avenida Saul Elkind, região norte, ao lado do Colégio Estadual Lúcia Barros Lisboa, de onde pode ver as manobras das aeronaves. "Meu marido está trabalhando lá no Aeroporto 14 Bis desde as 9 horas da manhã, ele vende brinquedos luminosos e está um movimento muito bom", comemora.

O ponto estratégico da Saul também foi o eleito pelo técnico em eletrônica aposentado, Eliseu Rodrigues, 83 anos. "Não perco uma apresentação deles em Londrina. É muito bonito", observa. Muitas famílias estavam no local e as crianças empinavam suas pipas. Com o céu azul, os sete aviões pintaram o céu e em alguns momentos, as pipas entraram na composição fotográfica, tornando a experiência ainda mais harmônica aos observadores. "Vou para casa diferente hoje. É impressionante a capacidade dos pilotos, de modo sincronizado, tão calculado, fazer todos esses movimentos. Não podem errar um milímetro e ainda desenham um coração. Isso é emocionante e faz a gente mais feliz", disse a vendedora Andréa Cristina Farias dos Santos, 54 anos, que mora no Parigot de Souza, região norte de Londrina.

Apresentações celebram 70 anos da Esquadrilha da Fumaça

A primeira apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, aconteceu em 14 de maio de 1952. A sequência de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em cidades e Estados diferentes é parte da missão de representar a Força Aérea Brasileira. “Algumas cidades já viram a Esquadrilha da Fumaça mais vezes e outras nem tanto, mas cada apresentação é única, seja para os pilotos ou mesmo para o público”, afirma o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, comandante do esquadrão. “Realizar apresentações em diferentes localidades levando a bandeira do Brasil na cauda do avião, com o intuito de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, é a nossa missão”, conclui.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.