A Polícia Militar de Londrina (PM) apreendeu, na manhã de ontem, o adolescente E.F.M., de 17 anos. Ele é suspeito de assaltar um ônibus da linha 401. Segundo informações da PM, o motorista teria reconhecido o rapaz e avisado o policial que estava à paisana no ônibus. Com o adolescente, a polícia encontrou uma espingarda de fabricação caseira. Apesar de inusitada o rapaz estava dentro do ônibus a apreensão desse tipo de armamento é bastante comum na cidade.
A arma, descrita por vítimas de outros crimes, levou a PM a acreditar que o adolescente estaria envolvido em mais de 10 assaltos à ônibus. Na Delegacia do Adolescente, o jovem teria confessado o assalto de ontem mas negou participação em outros crimes. Segundo o delegado João Aquino, o menor não tem registro de outras apreensões. E.F.M. foi liberado ontem.
A espingarda, uma mistura de canos e madeira, foi construída pelo próprio adolescente e será enviada ao Instituto de Criminalística (IC). A apreensão de armas caseiras, segundo a perita do setor de balística do IC, Marili Aquaroni, não é novidade. O IC não tem controle estatístico do número de apreensões desse tipo de arma mas, segundo ela, pelo menos uma vez por semana um instrumento desse tipo é apreendido.
Apesar de rudimentares, as armas não costumam negar fogo. ''A maioria que aparece aqui funciona'', comentou a perita. De acordo com ela, a maior parte das apreensões são de espingardas anterocargas, nome dado ao armamento carregadas através do cano. ''Eles enchem o cano de pólvora, chumbo, pregos, pedaços de metal e o que aparecer e colocam uma espoleta por fora que detona a carga'', explicou.

mockup