Curitiba - Especialistas em saúde e meio ambiente do Brasil, México, Argentina, Cuba e Chile participam desde ontem de curso de capacitação técnica, em Curitiba. Os participantes do encontro vão aprender a elaborar metodologia de combate aos efeitos provocados pela contaminação ambiental na saúde da população. A intenção é fazer com que o projeto seja implantado pelas autoridades dos cinco países envolvidos em 2003, e no restante do mundo nos anos seguintes.
O I Seminário de Capacitação sobre Metodologia da Carga de Doenças Relacionadas ao Ambiente termina amanhã. ‘‘Desde os primórdios, a humanidade sempre conviveu com doenças infecciosas como a cólera, tuberculose, dengue e febre amarela. Com a modernidade, surgiram as doenças provenientes dos agentes químicos como a poluição atmosférica’’, explicou o coordenadoor-geral de Vigilância em Saúde da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) Guilherme Franco Netto.
O evento é promovido pela Organização Panamericana da Saúde (Opas) em parceria com a Funasa. Ontem, o tema do debate foi a metodologia usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para estimar os efeitos na saúde provocados pela contaminação ambiental.

mockup