A síndrome do olho seco é a segunda causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos e está ligada a situações de desequilíbrio do hormônio estrógeno, afetando mulheres, principalmente após a menopausa, quando variações hormonais são frequentes.
  ‘‘Na síndrome, ocorre diminuição da lágrima e frequente vermelhidão, sensação de areia nos olhos e desconforto agravado em ambientes em que há ar-condicionado. O problema pode ser controlado, e o uso de lágrimas artificiais é recomendado, mas deve-se tratar a causa do problema’’, diz o oftalmologista Vital Paulino Costa, chefe do setor de glaucoma da Unicamp.
  Ele alerta para o cuidado com o uso de colírios branqueadores, que contém princípios vasoconstritores. ‘‘Eles causam o ‘efeito rebote’: quando o olho volta ao normal, fica ainda mais vermelho. Também podem alterar a pressão intraocular e resultar em glaucoma.’’
  Segundo Costa, a melhor forma de harmonizar o monitor do computador à saúde dos olhos é direcionar a tela de 15 a 20 graus para baixo, permitindo que o monitor fique abaixo da linha do olhar. ‘‘É o ajuste mais confortável para cabeça e pescoço e favorece o piscar e a lubrificação dos olhos’’, aconselha o médico, que recomenda o uso de óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta sempre que sair ao sol, para evitar doenças como catarata e degeneração muscular.
Lentes
  Conforme a oftamologista Cleusa Coral Ghanem, representante internacional da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec), cerca de 54% dos 8,4 milhões de usuários de lentes de contato no Brasil são mulheres.
  Ela alerta para os cuidados com a higiene do acessório: ‘‘Ao ser retiradas dos olhos devem ser limpas e desinfetadas, antes de se guardadas no estojo; já existem soluções que servem ao mesmo tempo para limpar, enxaguar e desinfetar as lentes’’, orienta a oftalmologista.
  Ela avisa que o soro fisiológico não limpa nem tira os depósitos de proteína das lentes, deixando-as mais sujas, contaminadas e menos confortáveis, podendo inclusive causar reações.
  Ainda conforme Cleusa, o uso prolongado das lentes também deve ser evitado.   Ela recomenda o uso de cosméticos hipoalergênicos. Pincéis para rímel, máscara para cílios ou delineador não devem ser emprestados. ‘‘Outra recomendação é evitar rímel à prova d’água e as versões para alongamento dos cílios porque costumam conter náilon e fibras de rayon, que são secas e podem soltar-se, entrando nos olhos. Ela aconselha o rímel resistente à água, pois pode ser removido facilmente sem agentes emulsificadores. Delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. ‘‘Não use saliva para lubrificar o pincel’’, alerta a oftalmologista, reforçando que a maquiagem deve ser adequadamente removida para evitar inflamações nas bordas das pálpebras. (M.G.)

mockup