Imagem ilustrativa da imagem Espaços públicos de Ibiporã têm internet gratuita
| Foto: Divulgação - TI

A Prefeitura de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) disponibiliza acesso à internet gratuita em diversos espaços públicos. Recentemente, por meio do programa Ibiporã Conectada, a secretaria de Tecnologia da Informação liberou o sinal de wi-fi em vários espaços e prédios públicos, entre eles o Centro de Saúde, centros municipais de educação infantil, praça, rodoviária, unidades básicas de saúde, prefeitura municipal e UPA 24 horas.

Segundo a secretária de TI, Janaine de Brito, o objetivo do projeto é disponibilizar até o final do ano 65 equipamentos de Wi-Fi em diversos espaços públicos. “Cada dispositivo tem capacidade de alcance de até 250 metros, dependendo do local de instalação e das possíveis interferências. Os dispositivos localizados em postos de saúde, escolas possuem capacidade para atender até 250 pessoas conectadas. Já os equipamentos que estão instalados em área externa, como praça ou rodoviária, possuem capacidade para até 500 usuários conectados”, explica.

COMO UTILIZAR

O usuário deverá identificar o sinal de wi-fi – IBIPORÃ CONECTADA e realizar o cadastro, bem como confirmar os dados através da confirmação enviada por e-mail. Uma vez confirmado, os usuários estão habilitados para a utilização dos serviços e permanecem conectados por uma hora. Após este tempo, o sistema solicita novo acesso.

FIBRA ÓPTICA

A prefeitura finalizou a implantação de mais de 30 quilômetros de cabo de fibra óptica. São 65 pontos de instalação em prédios públicos aonde chegam esta tecnologia. De acordo com a secretária de TI, são mais de 1.800 dispositivos conectados, agilizando a comunicação e compartilhamento de dados entre a administração e as demais secretarias e departamentos, além de um acesso mais seguro à internet. “Antes eram disponibilizados 2MB de internet em cada local de acesso. Com a utilização da fibra, foram disponibilizados pontos com 10 MB e 20 MB por local”, informa.

Ela revela que além do acesso à internet ficar mais rápido, seguro e com maior disponibilidade, dinamizando a transmissão de dados e o trabalho administrativo nos mais diversos setores, a interligação dos prédios públicos com a rede de fibra óptica também representará economia aos cofres públicos, com uma redução de gastos em cerca de R$55.000,00 anual, com contratos de serviços de dados de 2 MB, ou seja, que possuíam velocidade inferior ao que está sendo disponibilizado atualmente através da fibra. (Com informações da Prefeitura de Ibiporã)