O historiador Edson Holtz, responsável pelo Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UEL afirma que a história de Londrina, no geral, está bem preservada. Ele explica que o Museu e a Biblioteca Pública Municipal são dois grandes espaços da memória londrinense. Porém, destaca que existem outros espaços importantes, como a Casa de Memória Madre Leônia Milito, o Museu da Viação Garcia, o Museu do Centro de Ciências Biológicas da UEL, especializado em botânica e animais taxidermizados, e o próprio CDPH. ''Muita gente desconhece, mas aqui no CDPH temos um acervo com mais de 40 títulos de periódicos que circularam em Londrina e um acervo com milhares de fotografias'', relata.
Holtz explica que atualmente o CDPH está convertendo as entrevistas de pioneiros gravadas em fita cassete para arquivos de MP3 e existe a intenção de digitalizar todo o acervo de periódicos. Ele explica que o scanner que possibilita digitalizar o jornal inteiro já foi adquirido, mas um dos entraves é a capacidade dos computadores da UEL, que não estão preparados para receber tantos arquivos. Ele diz que já foi aberto o processo de licitação para a aquisição de um equipamento com memória e disco rígidos suficientes para armazenar todo o acervo. ''A intenção é manter sempre uma cópia de segurança em outro lugar, porque se acontecer alguma tragédia como a do (Teatro) Ouro Verde, seria possível resgatar '', explica.
Holtz salienta que os custos para se realizar isso são altos, mas são necessários. Ele destaca que a sala para os arquivos de base textual é climatizada a 20ºC e o de audiovisual permanece com a temperatura controlada em 15ºC. As salas possuem também equipamentos de controle de umidade do ar, que evitam que as paredes fiquem úmidas. (V.O.)

mockup