Espaço Cidadão de Ibiporã será ativado nos próximos dias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Redação FolhaWeb com AEN 
A população de Ibiporã, na região Norte do Estado, poderá utilizar nos próximos dias o Espaço Cidadão, que esta semana receberá 10 computadores e um link de fibra ótica. O prefeito do município, José Maria Ferreira, assinou ontem, em Curitiba, o termo cooperação técnica com a Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos, responsável pelo programa.
A formalização aconteceu em reunião com os secretários estaduais para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, da Copa 2014, Mário Celso Cunha, e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, além do advogado Dálio Zippin Filho, que é membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil.
O programa Espaço Cidadão, que investe em projetos de inclusão digital e social, está presente em cerca de 300 cidades do Estado. A meta é atender os 399 municípios do Paraná até o final de 2014.
No Espaço Cidadão a comunidade terá acesso a cursos presenciais e a distância ofertados pelo governo estadual em parceria com outras instituições, como o Senai (educação profissional da área da indústria), Senac (comércio), Sebrae, Fundação Getúlio Vargas e outras entidades de ensino. O projeto oferece também web conferências com foco em carreiras e profissões direcionadas para estudantes.
Além de oferecer acesso gratuito à internet, o Espaço Cidadão também tem a finalidade de criar agentes locais de inclusão digital. Esses agentes são pessoas da própria comunidade que têm interesse e capacidade de articulação com o seu meio para trabalhar na capacitação da comunidade na tecnologia da informação, no conhecimento da sua própria realidade e na identificação de caminhos para o seu desenvolvimento.
Todas as palestras realizadas este ano estão disponíveis no site da Secretaria para Assuntos Estratégicos (www.seae.pr.gov.br), no link Web Conferência.


