Um grupo de psicólogos voluntários de Londrina e Maringá (Noroeste), além de uma da Guaíra (Oeste), prestam atendimento gratuito, via chamada de vídeo, para pessoas que necessitam de demonstraram interesse em ter amparo emocional em meio às angústias geradas pela pandemia do novo coronavírus. “Um ajuda o outro”, resumiu um dos idealizadores do projeto, Alan Felipe de Almeida.

Alan Felipe de Almeida e  Vitor Siqueira Borges
Alan Felipe de Almeida e Vitor Siqueira Borges | Foto: Divulgação

A iniciativa surgiu após contato com representante da igreja que integra, a Adventista do Sétimo Dia, que tinha interesse em ações ligadas à saúde mental. A ideia foi apresentada e o líder levantou uma lista de psicólogos adventistas dispostos a participar. A proposta se espalhou rapidamente e hoje está recepcionando pessoas de diferentes denominações religiosas e lugares.

“Divulgamos por meio das redes sociais um site para que as pessoas que desejassem o atendimento se inscrevessem. A procura foi grande e nos surpreendeu. Em um fim de semana foram aproximadamente 80 solicitações de todo o Brasil. Temos atendido pessoas de São Paulo, Goiás, Pernambuco, além de Londrina e Maringá”, contou Almeida.

Quinze profissionais fazem parte do projeto e os atendimentos são semanais. “O atendimento é breve. Atendemos 32 pessoas por 45 dias e agora são mais 32 por um período, até conseguirmos ‘zerar a fila’ daqueles que solicitaram”, explicou.

A plataforma para realizar o acolhimento foi criada por Almeida e um amigo, Vitor Siqueira Borges, que é analista de sistemas. O aplicativo, denominado Mindroom, começou a ser desenvolvimento antes da pandemia e com outro intuito. “Estávamos trabalhando há seis meses nesse aplicativo para oferecer atendimento em grupo na área da saúde mental em bairros carentes. Veio o coronavírus e as pessoas preocupadas dentro de casa. Aceleramos o processo e aperfeiçoamos para utilizar neste momento”, contou, garantindo a confiabilidade da ferramenta.

FAZER O BEM

Apesar das solicitações reprimidas, o psicólogo afirmou que as pessoas ainda podem se inscrever, entretanto, precisarão aguardar, já que o atendimento não está sendo imediato. O cenário pode mudar se outros profissionais da área da psicologia se disponibilizarem a colaborar como voluntários. Almeida destacou que o trabalho é totalmente filantrópico.

“Numa fase dessa que estamos passando, com pessoas morrendo, sofrendo o luto, muitas ficando desempregadas, faltando até comida dentro de casa, é um momento de escuta e amparo. Os psicólogos que quiserem somar conosco precisam ter consciência que estarão disponibilizando um tempo para fazer o bem”, ressaltou.

FUTURO

A intenção é dar continuidade à startup com foco na saúde mental depois da pandemia, usando o aplicativo criado. “O objetivo é oferecer suporte ao máximo de pessoas possível, pois, o processo terapêutico é caro e em grupo poderá minimizar custos. A ideologia é de trazer uma nova proposta para a realização de atendimentos psicológicos on-line.”, projetou.

SERVIÇO - O site para solicitar atendimento é covid19.mindroom.com.br/ (existe fila de espera atualmente). Já os psicólogos que quiserem fazer parte da iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou o WhatsApp (43) 99160-2537