O EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos ) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) recebeu da Câmara Municipal de Londrina a Comenda e a Medalha Ouro Verde, maiores honrarias do município. Celebrando 50 anos em 2023, o EAAJ realizou mais de 600 mil atendimentos à comunidade londrinense nesses anos de história. A homenagem foi concedida a partir da aprovação de um projeto de lei apresentado pela vereadora Lenir de Assis (PT) e aprovado também por outros 10 parlamentares. A entrega ocorreu no fim do mês passado, na sede provisória da Câmara, no Jardim Piza (zona sul).

O vice-reitor da UEL, Airton José Petris, agradeceu a homenagem e destacou que o EAAJ é um órgão suplementar da instituição que suplementa o ensino dos estudantes de graduação e pós-graduação, e que ainda tem a finalidade de prestar atendimento à população. São diversos Núcleos que atendem a mulheres que sofrem violência doméstica, e crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, destacou o importante papel junto à Defensoria Pública de Londrina para atender aos milhares de casos. "Os números desses 50 anos mostram mais de 112 mil ações gerenciadas, 45 mil audiências e, somente em 2023, 2.358 novos casos. “São mais que números. Mais importante é a transformação que o EAAJ propicia para as pessoas e os estudantes”, disse.

Para a vereadora Lenir de Assis, essa homenagem é um reconhecimento pelas cinco décadas de promoção ao acesso à justiça e à cidadania das pessoas de baixa renda. “É uma alegria grande pode proporcionar essa homenagem ao EAAJ e a UEL. Faço parte do Conselho Universitário e acompanho os desafios diários da instituição. Sei e conheço o trabalho feito e como ele transforma vidas”. Ainda completou: “Que a UEL e o EAAJ tenham vida longa, permaneçam no caminho de ser públicos e acessível a toda população”, disse. A Medalha Ouro Verde foi recebida pela diretora do EAAJ, Márcia Teshima, professora do Departamento de Direito Privado

HOMENAGENS

Em outubro, a UEL e o EAAJ receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) como reconhecimento pelas atividades realizadas nos últimos 50 anos em Londrina e região. A comemoração do cinquentenário se deu com plantio de peroba no Campus da UEL e lançamento do selo de 50 anos em parceria com os Correios. (Com informações da Agência UEL)