Escoteiros exercitam cidadania no Carnaval
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de março de 2003
Fernanda Bressan<br> Reportagem Local 
Para o grupo de escoteiros Olhos de Águia, o sábado de Carnaval foi dia de exercitar a cidadania e ajudar a comunidade. Eles se uniram para limpar e cortar a grama da praça do Conjunto São Lourenço (zona sul), bairro onde moram. Formado há apenas sete meses, o grupo já contribuiu em outras ações, como no mutirão de combate à dengue.
Mirian Alves Rios é mãe do escoteiro Patrick, 14 anos, e está satisfeita com o trabalho desenvolvido por eles. ''Eu acho muito importante eles aprendem a colaborar e a cuidar do bairro onde moram'', contou. Ela destacou que eles sempre trabalham com alegria e buscam melhorar a cada dia. Patrick também está contente. ''É bom porque a gente sai da rua para fazer alguma coisa boa'', contou. Ele confessou que antes de entrar para o grupo ficava sem fazer nada o dia inteiro. Os amigos o convidaram e, hoje, ele está animado com a nova atividade.
Tiago Pires também tem 14 anos e destacou que o que mais gosta é de acampar. Mas o trabalho comunitário também agrada. ''Tem que ajudar, senão vira um negócio e não dá nem para a gente jogar bola'', justificou em relação à praça. Sebastião Aparecido Almeida tem 35 anos e era o responsável por podar a grama alta da praça. Ele têm dois filhos no Olhos de Águia, Welington, 8, e Wesley, 14, e destacou que o grupo ajuda na formação cívica e religiosa dos meninos. ''Sou irmão e paizão de toda a turma'', afirmou. Almeida ponderou que para adotar a praça o grupo precisaria de ajuda. ''Essa máquina é emprestada. Se fosse nossa, poderíamos fazer isso sempre'', justificou.
Um dos coordenadores do grupo é o padre Sebastião Benedito de Souza. Ele já ajudou a formar outros grupos no Estado e disse que quando chegou ao bairro, em 2001, encontrou muitos adolescentes soltos pela rua. ''Nosso objetivo era ocupar os meninos com coisas úteis'', ponderou. Hoje, o grupo conta com 61 integrantes que aprendem desde cedo a fazer o bem. ''A primeira coisa que falo com eles é que têm que fazer pelo menos uma boa ação por dia e que a primeira é arrumar a cama'', contou.
Em Londrina existem outros dois grupos de escoteiro. O Verde Vale, na área central, e o Serra da Esperança, no Jardim Bandeirantes (zona oeste).


